A gestão de conhecimento é um recurso importante para identificar e avaliar os pontos essenciais para o crescimento da empresa. Ela trata da compreensão dos saberes adquiridos pelos colaboradores e competências que podem ser desenvolvidas para garantir o funcionamento eficaz do negócio.
As ideias geradas podem ser transformadas em informações relevantes que vão auxiliar no aperfeiçoamento do gerenciamento corporativo, na eficiência operacional e nas estratégias utilizadas na educação institucional.
Pensando nisso, elaboramos este texto para que você entenda melhor como a gestão de conhecimento pode ser empregada e quais as suas vantagens. Confira!
Como aplicar a gestão de conhecimento?
Existem muitas práticas que podem ser usadas na gestão de recursos humanos com o objetivo de produção, manutenção, transmissão, compartilhamento e uso do conhecimento para se atingir metas na organização. Conheça algumas delas:
Adotar uma boa unidade de informação
As unidades de informação se definem pela disseminação de dados que proporcionam o conhecimento aplicado na medida em que as pessoas passam a utilizar a informação para a promoção de estratégias.
A tecnologia se tornou extremamente importante no sentido de organização, agilidade e praticidade no manuseio de documentos. No caso do setor de RH, as unidades de informação ajudam no estímulo à procura e ordenamento de dados dos colaboradores, bem como na disponibilização de informações relevantes ao trabalho dos profissionais.
Compete ao administrador de informações estruturar, procurar e selecionar a informação correta, adequada com o objetivo da empresa e pertinente para a execução de um trabalho mais eficiente.
Além disso, o uso inteligência artificial e machine learning aumentam a produtividade do setor e também contribuem para aumentar o employer branding da empresa.
Utilizar a influência do gestor de pessoas
O gestor deve exercer a função de mentor, já que esse papel muitas vezes é procurado pelos funcionários dentro da instituição. Os colaboradores se sentem mais seguros quando encontram alguém que possa orientar seus trabalhos.
Essa influência pode ser aproveitada para garantir a motivação necessária ao desenvolvimento da cultura na empresa — a partir da vontade própria de cada funcionário em mudar, aprender e crescer profissionalmente —, visando criar condições favoráveis para a busca do conhecimento e aprimoramento de competências e habilidades.
Usar a informação como recurso gerencial
Tratar o setor de RH como um banco de inteligência é um ótimo investimento, tendo em vista a importância dos conhecimentos produzidos pelos empregados dentro de uma empresa. Porém, as informações precisam ser organizadas, projetadas e gerenciadas de maneira estratégica.
Por exemplo: um momento de crise financeira atinge várias atividades, resultando no congelamento de novas contratações ou aumento de demissões. A rápida e exata antecipação de informações, aplicação de técnicas fundamentadas no conhecimento adquirido e troca de opiniões pode reduzir esses efeitos ou reverter uma situação ruim.
Investir em gestão de competências
Com uma gestão eficiente você poderá identificar os treinamentos necessários para que os colaboradores melhorem o fluxo de atividades do RH. Isso fará com que a empresa transforme o conhecimento individual em organizacional, pleiteando o compartilhamento do conteúdo adquirido e investindo em quem pode contribuir.
Não se pode confundir gestão de competências com qualquer tipo de treinamento, pois se trata da distinção das capacidades necessárias para o melhor funcionamento do negócio.
Quais são as vantagens da gestão de conhecimento?
A gestão de conhecimento no RH oferece diversas vantagens essenciais para o sucesso da organização. Conheça as principais:
- favorecimento e desenvolvimento da empresa por meio do próprio conhecimento adquirido;
- aumento da vantagem competitiva;
- geração de novos modelos de negócio;
- ampliação do aproveitamento do capital intelectual da instituição;
- facilidade no controle e acesso às informações essenciais para o processo de trabalho;
- abertura de inovações importantes para a evolução do negócio. Esse progresso possibilita à equipe ganhar autonomia e capacidade necessária para compreender os processos que precisam ser aprimorados, melhorando o uso de recursos e de conhecimentos.
Conseguiu perceber a importância da gestão de conhecimento para o crescimento da empresa? Para isso, é preciso encontrar as melhores práticas e fazer com que cada recurso seja aproveitado de maneira eficaz, aplicado e associado ao alcance de objetivos e obtenção de resultados.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer agora os desafios do RH na era das inovações tecnológicas!