Home RH Entenda a relação entre RH e economia colaborativa dentro das empresas

Entenda a relação entre RH e economia colaborativa dentro das empresas

por Marcelo Braga
economia colaborativa

Você sabe por que a economia colaborativa está tão presente nas estratégias das empresas atualmente?

O cenário empresarial sempre foi marcado pela intensa competitividade entre as organizações. Noções básicas sobre administração de empresas já são suficientes para o empreendedor saber que é preciso oferecer um diferencial ao mercado e apostar em estratégias diferenciadas para largar na frente da concorrência e conquistar o seu lugar ao sol.

Contudo, paradoxalmente, para conseguir se desenvolver, cada vez mais empresas têm apostado em novas formas de gestão, abandonando o individualismo característico de um mercado competitivo e adotando novas formas de fazer negócio ou de gerir os seus recursos. A economia colaborativa é uma delas.

Os bens são limitados, mas as necessidades humanas são ilimitadas. Ao lado disso, vemos o esgotamento do modelo de consumo voraz até hoje adotado. O meio ambiente já deu sinais claros de que não o suportará por muito tempo.

Em razão disso, muito se tem falado em desenvolvimento sustentável, superação do consumismo exacerbado e respeito e proteção à natureza. Cada vez mais, essas noções vão sendo incorporadas à rotina das pessoas e, também, das empresas.

No post de hoje vamos tratar da economia colaborativa e de como o RH pode incentivar essa prática dentro das organizações. Confira!

Economia colaborativa: do que se trata?

Frente ao esgotamento do modelo de consumo e gestão de recursos até hoje adotado pela sociedade, percebeu-se a necessidade de efetivar uma mudança de padrões.

Cada vez mais, a sociedade evolui para o entendimento de que não é necessário possuir muitos bens, bastando utilizar-se deles sempre que for necessário para atender às suas necessidades.

Isso nos tem conduzido à superação do paradigma da concentração, e passamos a raciocinar sobre novos modelos, agora visando ao compartilhamento dos recursos e bens disponíveis.

Assim, na economia colaborativa, o foco é o uso compartilhado, a gestão associada e solidária dos recursos — humanos, físicos ou intelectuais.

A economia colaborativa se pauta pela necessidade de uma rede de relacionamentos baseados na confiança, já que a competitividade não seria sustentável a longo prazo.

Como ela pode ser aplicada nas organizações?

Economia colaborativa é uma expressão ampla, que sugere o estreitamento dos laços de confiança e interdependência entre os indivíduos.

Dentro das organizações, isso não é diferente. A implementação desse modelo vai exigir, primeiramente, uma mudança de ótica. Deve-se superar o individualismo e a competitividade para passar a partilhar os recursos, socializar as técnicas e formar parcerias.

A colaboração não precisa se restringir a produtos e serviços. Pode-se compartilhar conhecimento, visões, apoiar iniciativas e muito mais.

Qual o papel do RH no incentivo à economia colaborativa?

O setor de RH, por lidar diretamente com os colaboradores da organização, pode implementar a economia colaborativa de diferentes formas. Vejamos algumas delas:

Compartilhamento de conhecimento

A gestão do conhecimento é, hoje, tema relevante nas organizações. Os talentos devem ser gerenciados de modo que cada colaborador compartilhe com os demais as informações mais valiosas que possui, as noções sobre técnicas e estratégias mais eficientes na realização dos trabalhos etc.

O RH pode promover eventos em que os próprios colaboradores mais experientes em determinado assunto ajudem os demais no domínio de técnicas ou tirem dúvidas sobre certos temas.

Gestão de caronas

Outra boa iniciativa no âmbito da economia colaborativa é a gestão de caronas. O RH pode organizar um quadro com os dias de carona e seus beneficiários. Assim, todos saem ganhando: tanto os trabalhadores quanto o meio ambiente.

Incentivo ao trabalho em equipe

Além de compartilhar o conhecimento, o RH também pode fomentar o trabalho em equipe no seio das organizações. Essa prática, além de aproximar os colaboradores e estreitar os laços de afinidade entres eles, também trará ganhos em eficiência na realização dos trabalhos, elevando a produtividade do time.

Gostou do nosso artigo sobre o papel do RH no incentivo à economia colaborativa dentro das organizações? Sabe de mais alguma iniciativa que o setor de recursos humanos pode tomar para implementá-la? Deixe o seu comentário!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário