Home Dicas Empresarial Dinâmicas de grupo online: Por que adotar e exemplos práticos

Dinâmicas de grupo online: Por que adotar e exemplos práticos

por Marcelo Braga
dinâmicas de grupo online

As dinâmicas de grupo online ganharam cada vez mais importância dentro do processo de recrutamento e seleção. Pois dada a necessidade do distanciamento social imposta pela pandemia e a adoção em ampla escala do trabalho remoto, o uso do ambiente virtual para realização das dinâmicas está popularizado. Com isso, o setor de RH deve aprender a utilizar o potencial que esse ambiente tem a oferecer para o recrutamento.

Neste artigo, você verá o porquê utilizar as dinâmicas de grupo online, o que levar em consideração na hora de preparar uma dinâmica e exemplos de dinâmicas para sua empresa!

O que são dinâmicas de grupo?

A dinâmica de grupo é uma ferramenta cuja intenção é a de estudar o comportamento de um grupo, através da realização de atividades nas quais todos interagem entre si. Elas podem ter diversos objetivos, dependendo do que deseja o RH. Dentro do processo seletivo, as dinâmicas visam conhecer e analisar melhor o perfil comportamental do candidato, para saber por exemplo, se ele é proativo, comunicativo, consegue trabalhar em equipe, entre outros.

Os benefícios das dinâmicas, entretanto, não se restringem ao processo de recrutamento. Elas também são um importante recurso para a gestão de pessoas, pois contribuem para fortalecer as relações entre os membros da equipe, cultura organizacional, além de exercitar a criatividade do time e estimular o trabalho coletivo.

Por que realizar dinâmicas de grupo online?

O grande motivo para se realizar dinâmicas de grupo online é conseguir avaliar mais rapidamente e com maior facilidade o perfil comportamental e as habilidades de um candidato dentro de um processo seletivo, utilizando da internet para quebrar a barreira da distância entre recrutador e candidato.

Por exemplo, em um processo seletivo envolvendo dezenas de candidatos, trazer todos eles para realizar as dinâmicas presencialmente seria uma tarefa bem mais complexa e custosa tanto para a empresa quanto para os candidatos.

Através do ambiente virtual, os recrutadores podem avaliar as interações entre os participantes e analisar como eles se comportam em situações semifictícias sobre o dia a dia da empresa e da função almejada, sem nenhum tipo de perda em relação ao modelo presencial.

O que avaliar nas dinâmicas de grupo online?

As dinâmicas de grupo online podem ser uma vantajosa maneira para avaliar aspectos comportamentais dos candidatos. Veja aqui como elas fazem isso:

Avaliação do fit cultural

A avaliação do encaixe do colaborador com os valores e cultura da empresa é de extrema importância para maior assertividade e menor índice de turnover. Não observar esse fator durante o processo seletivo pode levar a diversos problemas à sua empresa, no curto e no longo prazo.

As dinâmicas de grupo online, por permitirem avaliar os candidatos em circunstâncias específicas, similares as que serão enfrentadas na rotina da função, são uma ótima ferramenta para contribuir com a melhor avaliação do perfil de um candidato.

Observar as soft skills e a inteligência emocional

Por reforçarem a necessidade de socialização, as dinâmicas de grupo online permitem que os recrutadores possam avaliar com mais precisão quais são as soft skills do candidato em situações contextuais. As principais soft skills a serem observadas durante a dinâmica são:
– Senso de liderança
– Pensamento crítico
– Nível de entusiasmo
– Capacidade de iniciativa
– Criatividade
– Determinação

O recrutador também deve ficar atento a alguns comportamentos durante a atividade que podem ser considerados eliminatórios como:
– Conversas paralelas
– Não atender aos chamados
– Desconhecimento sobre a empresa
– Erros graves de português
– Não entrar no horário agendado
– Não respeitar o recrutador

As dinâmicas também permitem que os recrutadores possam avaliar a inteligência emocional dos candidatos, ou seja, sua capacidade de entender e controlar suas emoções bem como observar o modo dele de se relacionar com as emoções alheias.

Como preparar dinâmicas de grupo online?

É importante pensar em alguns fatores antes de aplicar as dinâmicas de grupo online. Veja quais são abaixo:

Planeje a dinâmica

Realizar um bom planejamento para a dinâmica é fundamental para que ela cumpra seus objetivos.  Descrever cada passo juntamente com o que é esperado em cada uma das etapas da dinâmica é importante para te auxiliar a não se perder durante a realização da atividade, controlar sua duração, bem como indicar quais aspectos avaliar dos candidatos em cada parte do processo.

Verifique as ferramentas e as funcionalidades de cada uma delas

No ambiente virtual, escolher corretamente as ferramentas é de suma importância para o seu sucesso. Afinal, não irá adiantar nada realizar uma dinâmica de grupo online se seu serviço de videochamada não suportar a quantidade de candidatos desejada, por exemplo. Bem como o resultado esperado não ocorrerá se os candidatos não possuírem os equipamentos necessários para participarem integralmente das dinâmicas.

Os principais serviços de vídeochamda são:

Zoom: É o aplicativo mais popular. Sua versão gratuita limita as reuniões em 40 minutos e permite até 100 convidados. Entretanto, permite a divisão dos participantes em grupos.
Google Meets: É um dos mais práticos, por não necessitar de instalação, apenas uma conta google, porém não permite a divisão em grupos.
Microsoft Teams: O teams permite o maior número de pessoas em sua versão gratuita, até 250, além de não contar com limite de tempo.

Após isso, cheque com todos os participantes se os seguintes equipamentos estão funcionando corretamente:

­- Microfone
– Câmera
– Conexão de internet

Exemplos de dinâmicas de grupo online:

Separamos abaixo algumas das dinâmicas que podem ser realizadas no ambiente online:

Apresentação de produto

Para o caso de um vaga voltada à equipe de vendas ou na qual o colaborador irá expor ideias com alguma constância, pedir que os candidatos apresentem um produto pode ser uma dinâmica de grupo online simples e efetiva.

Basta pedir que os candidatos apresentem um produto. Isso irá ajudar a trabalhar a criatividade dos candidatos, por forçar a pensar em argumentos de convencimento, bem como trabalhará suas soft skills, especialmente as de persuasão.

Ilha deserta

O funcionamento por trás desta dinâmica é simples: Todos estão perdidos e encalhados em uma ilha deserta, necessitando escolher três objetos que levariam em tal cenário e o porquê.

Após isso, o recrutador deve pedir para que os membros da equipe excluam um desses três objetos e, novamente, justifique a escolha. O objetivo principal deste exercício é avaliar a capacidade dos candidatos em definir prioridades, pensar estrategicamente e como ele desenvolve argumentos.

Contando uma história

Essa dinâmica visa trabalhar a criatividade dos candidatos. Divididos em grupos, eles irão escolher entre 5 e 10 palavras. Em seguida, eles deverão trocar as palavras escolhidas com as de outra equipe e deverão contar uma história que envolva todas as palavras que eles não escolheram.

A ideia deste exercício consiste em avaliar a capacidade dos candidatos de trabalhar em equipe.

Quadrante

Esse dinâmica exige que a ferramenta de vídeo chamada ofereça aos participantes a possiblidade de escreverem na tela ou, no mínimo, possam compartilhar suas telas. Seu objetivo é apresentar as pessoas umas às outras.

Seu funcionamento é o seguinte:  cada participante irá dividir sua tela ou ferramenta de apresentação (PowerPoint, Google Apresentações, entre outos.) em quatro partes, com um risco vertical e outro horizontal. Logo depois, peça para que cada um deles represente com desenhos, em cada quadrante, a resposta para esses itens:

  • Um evento marcante da sua vida pessoal ou profissional;
  • Como você pode contribuir com o sucesso da empresa?
  • Qual a ideia do profissional sobre legado;
  • O que é necessário para agregar à empresa?

Após cerca de 5 a 10 minutos cada um dos participantes expõe seus desenhos e os compartilha, explicando rapidamente sobre cada um. Isso traz muitas informações para que o recrutador possa comparar os candidatos com mais precisão.

As dinâmicas de grupo online podem ser um interessante método para avaliar talentos e seus traços comportamentais. Nem toda dinâmica é igual: existem vários métodos para fazer, com objetivos variados para cada uma delas. Mas em um mundo cada vez mais remoto, as dinâmicas de grupo online se estabelecem como parte integrante do processo de recrutamento.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário