Home Profissionais de Vendas Criar um bom networking com seus clientes é fundamental

Criar um bom networking com seus clientes é fundamental

por Marcelo Braga
Criar um bom networking com seus clientes é fundamental

Criar um bom networking com seus clientes é fundamental. Pois relacionar-se pode ser considerada uma das principais competências para se desenvolver profissionalmente, mas, ao mesmo tempo, é um dos maiores desafios dos profissionais. Quer saber como superar essa barreira? Então continue a leitura e descubra nesse post como criar um bom networking com seus clientes e contatos!

1. Não fale mal de outras pessoas ou concorrentes

O mercado é muito dinâmico. E o vendedor precisa manter e criar relacionamentos continuamente. Isso exige que nunca fale de mal de outra pessoa ou empresa, seja parceiro ou concorrente.

Ao falar mal de uma empresa ou pessoa, você pode estar fechando uma porta no futuro. Isso inclui também as redes sociais. Além disso, se você fala mal de outra pessoa para o seu cliente, será que não fará o mesmo dele? Provavelmente, é isso o que ele pensará.

2. Crie vínculos duradouros

Para criar vínculo o vendedor precisa estar em constante contato com os seus clientes — algo que ele até já faz no dia a dia. No entanto, é preciso buscar algumas formas de tornar esse vínculo ainda mais forte, e uma das melhores formas de fazer isso é ajudando de forma genuína os seus clientes.

Durante as suas visitas, converse com os clientes e seja observador. Identifique problemas e se coloque à disposição para solucioná-los. Se você não tiver conhecimento, pesquise ou indique alguém competente.

O cliente se sentirá grato pela ajuda e certamente quando você precisar, ele também te ajudará — seja através de indicação ou oferecendo uma oportunidade.

3. Mantenha contato

Todo vendedor entende que cada cliente é, na verdade, um patrimônio pessoal. E como você lida com um patrimônio valioso? Certamente, você tem um grande zelo e está sempre verificando as suas condições. Certo?

Ao manter o contato com os clientes você está fazendo exatamente a mesma coisa, preservando o seu bem mais precioso. Mas como fazer isso?

Anote todos os detalhes dos seus clientes. Para uma melhor experiência utilize um software de contatos ou crie uma planilha e sempre mantenha esses dados atualizados.

Fique atento às datas especiais, ou eventos que sejam de interesse da pessoa, especialmente as que podem resolver o problema dela, identificado nas conversas.

Periodicamente, ligue para a pessoa e envie e-mails, principalmente para assuntos informais. Marque um almoço ou convide para alguma atividade. Quanto mais você lembrar, mais você será lembrado.

4. Participe de eventos com um cliente e peça indicação

A participação em eventos é essencial para se construir networking, mas a grande ideia aqui não é simplesmente participar, mas convidar algum cliente para um evento e pedir que ele fale sobre você — sempre de maneira natural, é claro.

Se você seguiu as etapas anteriores conseguirá um bom anfitrião para lhe ajudar. Fale com o seu cliente que pretende conhecer de 3 a 5 contatos potenciais, que podem lhe ajudar a se recolocar ou galgar novas oportunidades.

Uma sugestão de como você pode fazer isso é: “seria de grande ajuda contar com o seu apoio para me apresentar pessoas que você sabe que podem beneficiar a minha carreira”.

Como ele conhece pessoalmente o seu trabalho e as suas competências, certamente terá segurança em lhe indicar.

Criar um bom networking com seus clientes e contatos é um grande desafio, mas com o devido planejamento, organização e ação, você certamente contará com uma rede contatos que o ajudará a crescer profissionalmente.

Gostou do conteúdo? Tem algum amigo que precisa ver essas dicas? Então compartilhe em suas redes sociais!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário