Home Profissionais de Vendas Como ser um especialista em vendas? Conheça 5 dicas essenciais

Como ser um especialista em vendas? Conheça 5 dicas essenciais

por Marcelo Braga
especialista em vendas

Trabalhar como vendedor é um grande desafio. Essa é a linha de frente em qualquer contato com clientes e leads, sendo uma das áreas mais importantes para manter o rendimento da empresa. O especialista em vendas tem um papel essencial, auxiliando as companhias no tão almejado sucesso.

Muitas vezes, a tarefa de se tornar um profissional qualificado nessa área pode não ser fácil. Por isso, separamos aqui 5 dicas para melhorar suas habilidades de vendas. Acompanhe:

1. Nunca deixe de trabalhar o básico

Se suas vendas não estão indo muito bem, em vez de procurar a solução em mais tecnologia, ferramentas e recursos complexos, avalie sua atuação mais básica. Coisas como a forma que o cliente é abordado, postura corporal, meios de lidar com perfis específicos, etc. Essa mudança de atitude trará resultados bem melhores.

Claro que é possível aprender a vender mais usando redes sociais e outros recursos similares. Porém, um verdadeiro especialista em vendas não se torna estritamente dependente de nenhuma ferramenta. Apenas as utiliza para potencializar seus resultados.

2. Estude tanto quanto possível sobre o assunto

Acabamos de mencionar que existem perfis específicos de clientes. Se é assim, então existem formas mais eficientes de lidar com cada um deles. E um especialista em vendas tem sempre uma boa noção de como agir em cada situação, tanto pela sua experiência quanto pelo seu estudo. Tudo, incluindo sua linguagem corporal, é treinado para aumentar suas chances de conseguir fechar uma venda a mais.

O mesmo vale para os vendedores de posição ativa, que devem buscar seus leads espalhados no mercado. Saber onde eles se localizam e quais têm mais chances de comprar é algo básico para qualquer processo de venda.

3. Seja um “predador”

A palavra pode parecer forte, mas é a que melhor define um especialista em vendas. Predadores não ficam parados tempo demais. Eles se planejam, se movem e demonstram seu interesse em um objetivo. Leões e lobos avançam em criaturas muito maiores que eles sem medo e quase sempre conseguem o prêmio. Aranhas preparam uma teia em um local estratégico e avançam assim que a mosca cai.

E o mais importante: se ele não pega a presa, ele continua caçando. A negativa de algum cliente não deve ser um problema para um vendedor. Isso faz parte do dia a dia e não pode ser motivo de frustração. Um predador que desiste quando a presa escapa morre de fome.

4. Não confunda persistência e insistência

Um especialista em vendas não é aquele que fecha todas as vendas que tenta, mas sim aquele que consegue o maior faturamento ao longo do mês. Persistência fala do impulso de sempre buscar um novo cliente quando o anterior não responde. Insistência é quando o vendedor força uma conversa com um cliente que dificilmente comprará.

Não é necessário ter 100% de eficiência. Basta que seus 50%, 30%, ou mesmo 10% de aproveitamento sejam mais lucrativos.

5. Seja honesto em seu interesse pelo cliente

Clientes são pessoas, é sempre bom lembrar. E o que eles mais demandam de um vendedor é a sua atenção. E acredite, eles percebem sempre se o interesse acabou. Por isso, não “finja” estar envolvido com as dúvidas do seu cliente. Esteja de fato interessado! Esforce-se para responder com honestidade, ou poderá perder uma venda.

O que achou de nossas dicas para se tornar um especialista em vendas? Tem alguma recomendação para vendedores iniciantes? Então deixe um comentário!

Se estiver buscando oportunidades na área de vendas, veja nossas vagas

Você pode gostar também de

Deixe um comentário