Home Recrutamento e Seleção Como inovar no recrutamento de novos funcionários?

Como inovar no recrutamento de novos funcionários?

por Marcelo Braga
inovar no recrutamento

Em uma época em que as pessoas conversam ― mesmo no trabalho ― de forma massiva por programas de mensagens e até começam namoros por aplicativos de celular, há que se pensar em formas de inovar no recrutamento e seleção de novos funcionários. Esse propósito é ainda mais imperativo quando se trata de atrair os funcionários mais jovens.

Isso porque as novas gerações têm muita dificuldade em se adaptar aos padrões corporativos do passado. Aqueles processos seletivos intermináveis, que até mesmo instituições modernas como o Google já utilizaram, não são atraentes para esses novos talentos.

Para ajudar nesta tarefa, separamos alguns pontos a serem considerados para incrementar os seus processos seletivos. Aproveite!

Processos de RH alinhados à cultura organizacional

O setor de Recursos Humanos é uma porta de entrada dos profissionais nas empresas. Exatamente por isso, os processos seletivos devem estar bem alinhados à cultura organizacional que elas possuem.

Afinal, de nada adianta elaborar um processo seletivo fantástico e criativo, com atividades participativas e de estímulo, se a realidade da empresa não seguir esse ritmo. Isso poderá criar expectativa nos candidatos, que não será atendida ao efetivamente ingressarem na empresa.

Por isso, é preciso pensar duas vezes antes de propor processos como o da cervejaria Heineken, que expôs os candidatos a situações inusitadas — como um entrevistador passando mal ou uma evacuação do prédio devido ao alarme de incêndio — para analisar a reação espontânea deles.

Contudo, ainda é possível inovar no recrutamento e seleção de novos funcionários sem montar uma megaoperação para avaliar melhor os talentos.

Formas de inovar no recrutamento e seleção de novos funcionários

A forma mais fácil de inovar nos processos de RH é por meio da adoção de novas ferramentas e tecnologias. Abaixo, relacionamos algumas das formas possíveis de enriquecer as seleções de novos talentos. Confira:

Teste de integridade

Com o uso de uma ferramenta, é possível medir o nível ético do fator humano no ambiente de trabalho. Trata-se de um teste que é usado por empresas e órgãos governamentais para prevenir roubos e fraudes internas.

Entrevista inicial por videoconferência

Além de diferente, trata-se de uma opção barata e ótima para quebrar aquela tensão inicial a qual todo candidato é submetido. Além disso, essa ação economiza o seu tempo e dá um toque mais moderno aos processos.

Business Games

Trata-se de uma simulação do ambiente empresarial, ideal para vagas de cargos de liderança, e que propõe aos candidatos agirem como empresários na resolução de problemas diversos.

Work Sample

Proposta similar ao Business Games, porém mais abrangente, essa prática pretende simular atividades semelhantes àquelas que o candidato selecionado desempenhará em seu dia a dia. Ela se diferencia das provas práticas devido à técnica utilizada na avaliação.

Aplicativos de combinação de vagas

Tal qual o aplicativo de namoro citado no início deste post, já temos no mercado aplicativos mobile que se propõem a analisar o perfil do candidato e compará-lo ao perfil das vagas cadastradas no sistema. Existe ferramenta que, com um incrementado funcionamento, mostra aos candidatos apenas as vagas que se enquadram no perfil que ele preencheu. E isso proporciona o chamado “match” (combinação) perfeito. Trata-se de uma grande facilidade para os recrutadores, que são notificados apenas do interesse dos profissionais mais indicados para suas vagas.

Como vimos, é possível inovar no recrutamento e seleção de novos funcionários, mesmo que a cultura organizacional de sua empresa seja mais conservadora. Com ações simples — e até baratas — você é capaz de economizar tempo, otimizar as suas avaliações e ainda encantar os candidatos, sem exageros.

Legal, não é mesmo? Que tal compartilhar essas ideias em suas redes sociais e fazer com que outras pessoas saibam como deixar os processos de RH ainda mais valiosos e atraentes?

Você pode gostar também de

Deixe um comentário