Home Carreiras Como se candidatar em um processo seletivo digital

Como se candidatar em um processo seletivo digital

por Marcelo Braga
Como se candidatar em um processo seletivo digital

A forma de contratar evoluiu radicalmente nos últimos anos e a tecnologia transformou o setor de RH. O processo seletivo digital veio para facilitar e melhorar esta experiência tanto para as empresas quanto para os candidatos. 
 
Uma das razões para isso é que o processo seletivo digital proporcionou o acesso mais simplificado às oportunidades, contribuiu para reduzir os deslocamentos nas etapas de seleção e melhorou a troca de feedbacks entre empresas e candidatos durante todo o processo. 
 
Assim, contratações nestes moldes estão cada vez mais presente na vida dos candidatos e é preciso adaptar-se a ela. Nesse artigo, daremos algumas dicas sobre como se candidatar com sucesso às vagas de seu interesse:

A importância das informações no processo seletivo digital

Para mostrar a importância das informações trarei um exemplo de uma situação que ocorre com frequência: imagine que você esteja buscando oportunidades de trabalho. Se interessa por duas vagas: uma delas descreve detalhadamente quais serão as funções atribuídas, informa salário e benefícios e quais são os requisitos mínimos e desejáveis. Já a outra vaga não conta com nenhuma descrição, apenas um pedido para mandar seu currículo por e-mail. Você não sabe quais os desafios, nem suas responsabilidades. 

 
Caso tenha que escolher entre uma dessas duas vagas, você tenderá a escolher a primeira, por ter mais dados disponíveis, certo? No recrutamento digital, a lógica é semelhante. As plataformas de recrutamento utilizam a tecnologia para selecionar os candidatos e quanto mais informações você oferecer, mais dados a inteligência artificial terá para comparar suas informações de acordo com os requisitos da vaga, o que aumenta suas chances de ser selecionado para etapas posteriores.  

Daí a importância do preenchimento completo de todos os dados cadastrais quando se está candidatando para uma posição.

 
Testes! Por que devo realizá-los?

Esse costuma ser um questionamento comum entre os candidatos durante os processos seletivos. Os testes até podem parecer excessivos, mas são fundamentais para que recrutadores possam ter uma visão mais completa do seu perfil. 
 
É importante que esses testes sejam realizados, pois a grande maioria das vagas costumam solicitá-los e deixar de entregá-los significa em muitos casos, a eliminação do processo.  
 
A maioria dos testes contam com um tempo predefinido para realizá-los. Assim, recomendamos uma preparação adequada: respire fundo, vá para um lugar calmo que permita a você manter o foco e atenção. 
 
Lembre-se que nas plataformas digitais de recrutamento, esses testes, como de português, matemática, lógica, entre outros, permanecem salvos no seu perfil. Só será necessário realizá-los uma única vez e sempre que você se candidatar a uma vaga que os exijam, eles serão utilizados. 
 
Após o preenchimento dos testes, as etapas posteriores costumam variar. Como o recrutamento digital abre a possibilidade de os recrutadores personalizarem seu processo seletivo, os processos costumam ser um pouco diferentes uns dos outros. 
 
Alguns, por exemplo, podem pedir que se preencha também testes de análise comportamental – outro fator importantíssimo para filtrar os candidatos mais adequados às vagas em relação as soft skills. E acredite, esta adequação de fit cultural é importante tanto para as empresas quanto para você. 
 
Estar inserido em uma cultura organizacional alinhada aos seus valores fará com que você se identifique mais com a empresa. Quanto mais adaptado e feliz com o ambiente de trabalho você estiver, mais chances terá de se sentir realizado profissionalmente. 
 
Por isso, também é importante ser honesto em suas respostas durante a análise. Assim poderá ser feita uma avaliação verdadeira sobre você – e determinar se seus valores estão alinhados aos da empresa. 
 
Portanto preenchê-los de modo adequado durante o processo seletivo digital tem sua importância, pois é isso o que irá ajudar a inteligência artificial das plataformas – e posteriormente o recrutador – a lhe conhecer verdadeiramente. 
 
O processo seletivo digital é o futuro. Por isso é importante saber como ele funciona e quais são as melhores práticas que ajudarão a melhorar suas chances de ser contratado através de uma seleção online. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário