Home Dicas Empresarial Como Fazer uma Empresa Crescer com 5 Simples Passos

Como Fazer uma Empresa Crescer com 5 Simples Passos

por Marcelo Braga
Como Fazer uma Empresa Crescer com 5 Simples Passos

Fazer uma empresa crescer é um grande desafio. Ela é como um organismo vivo que precisa ser corretamente alimentado e cuidado para sobreviver. Isso significa que você precisará se dedicar, caso deseje alcançar resultados satisfatórios.

Com muito planejamento e uma postura proativa frente aos desafios, você será capaz de construir uma organização sólida. No entanto, isso demandará tempo e esforços até você chegar em uma operação sustentável.

Não existe receita de bolo nesse processo, mas com certeza você pode tomar decisões que facilitem o caminho para o sucesso. Vejamos 5 dicas para fazer seu negócio crescer e torna-lo muito mais rentável sem perder tempo.

1. Invista em Tecnologia

A tecnologia é o principal recurso competitivo do Século XXI. Ela representa uma forma de se alcançar resultados mais ágeis, duradouros e melhores. Sendo assim, é essencial aplica-la em sua empresa se deseja que ela cresça rapidamente.

Um bom exemplo de ferramenta para negócios de sucesso é o sistema de gestão ERP. Trata-se de um software especialmente projetado para integrar as áreas da organização, permitindo uma interface virtual ampla e consistente das operações.

Atividades como controle de estoque, gestão de vendas e controle financeiro se tornam muito mais eficientes e simples com o uso da ferramenta.

2. Contrate Pessoas Multidisciplinares

Outro fator crítico para empresas que querem crescer com rapidez é o recrutamento e seleção. Na atualidade ninguém fica restrito às atividades específicas de sua área de atuação. Todos precisam saber de tudo um pouco.

Sendo assim, sua empresa só tem a ganhar com pessoas capazes de aprenderem com agilidade e transitarem entre mais de uma área do conhecimento. Priorize indivíduos que podem oferecer mais do que o usual e alcance resultados melhores em seu negócio.

3. Estabeleça Parcerias

Dificilmente organizações crescem sozinhas na atualidade. A concorrência é acirrada e os desafios grandes demais para uma postura 100% autônoma. Sendo assim, o ideal é você encontrar parcerias que fortaleça a imagem e a influência do seu negócio.

A questão é pensar fora da caixa. Sempre observe os desafios que sua empresa possui e não é capaz de solucionar sozinha. Analise se existe uma oportunidade de negócio oculta e pense em quem pode ajudá-lo. Isso é um prato cheio para oportunidades onde os dois lados só têm a ganhar.

4. Reinvista no Negócio

Muitos empreendedores deixam seus negócios morrerem por não terem uma política eficaz de reinvestimento, especialmente nos dois primeiros anos. Sem capital sua empresa estagna e morre.

Sendo assim, procure sempre reverter uma quantidade razoável dos seus lucros para manter um crescimento pleno da organização. Isso manterá seus resultados crescentes e abrirá as portas para oportunidades que dificilmente seriam possíveis sem investimento.

5. Capacite Sua Equipe

O conhecimento é a grande riqueza da atualidade. Equipes que não aprendem se tornam obsoletas com facilidade. Dessa forma, um programa robusto de capacitação (é necessário para permitir que sua organização se mantenha atualizada e competitiva.

Identifique competências, tecnologias e conhecimentos atuais que podem ter valor para o seu negócio e defina pessoas chave que possam servir de multiplicadoras. Assim, você abrirá as portas para que sua organização pense de forma inovadora e adapte-se às novas condições de mercado.

As Empresas Que Sobrevivem no Mercado

Empreender no Século XXI é um grande desafio. Com cenários altamente voláteis, as organizações precisam mudar constantemente para não caírem na obsolescência e não serem engolidas pela concorrência. Tudo fica em movimento e quem para corre o risco de ficar à beira do caminho.

Sendo assim, a primeira atitude é aceitar que, na atualidade, solidez significa capacidade de adaptação. Se você não criar uma empresa que incorpore o dinamismo como valor básico, dificilmente se manterá firme no mercado.

Além disso, as pessoas se tornam um fator cada vez mais crítico. Sua organização tem a cara dos indivíduos que a compõe e, sendo assim, será moldada por seus valores, crenças e capacidades. As pessoas certas podem ajudá-lo a decolar. Por fim, a tecnologia é um fator chave se você espera prosperar. Seja pelo uso da internet, dos sistemas de gestão (ERP online)  ou de qualquer outro recurso que acelere suas atividades, saiba que essa é a principal forma de investimento para as próximas décadas.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário