Home Dicas Empresarial Ações para promover a diversidade e inclusão nas empresas

Ações para promover a diversidade e inclusão nas empresas

por Marcelo Braga
ações-cruciais-para-promover-diversidade-e-inclusão

A diversidade e inclusão é um tema muito recorrente dentro das empresas, especialmente em se tratando da minoria LGBTQIA+, cujos indivíduos nem sempre querem se identificar dentro da organização.

Então, como promover a inclusão da diversidade nas empresas, considerando também este fator?

E até onde vai o conceito de diversidade? O que é a inclusão, na prática? Neste artigo, você terá a resposta a essas dúvidas! 

4 ações fundamentais para que uma empresa não fique apenas na imagem

Mas pratique de fato a diversidade e inclusão no seu dia a dia. Acompanhe!

Diversidade e inclusão: o que é?

Existem muitos tipos de diversidade, que inclusive já foram o foco de muitos outros artigos aqui na Reachr.

É claro que, em parte, o tema dialoga com o assunto da inclusão, pois nossa sociedade carece da inserção de grupos minoritários em seus diversos aspectos, principalmente através da promoção em seus locais de trabalho.

Por isso as empresas tem se preocupado tanto com a junção desses temas; o cargo de analista de diversidade e inclusão, por exemplo, passou a ser um dos mais valorizados no mundo corporativo. 

E um dos maiores desafios dessa posição é promover a inclusão das pessoas LGBTQIA+, independentemente de posição hierárquica ou função na empresa.

Para se ter noção, segundo pesquisa do Human Rights Foundation feita e publicada em 2018, 75% (ou 3 em cada 4) dos trabalhadores LGBTQIA+ esconderam ao menos uma vez sua orientação sexual ou identidade de gênero no trabalho

Além disso, 46% deles afirmam jamais terem assumido sua orientação sexual nesse ambiente. Isso significa que esse grupo nem sempre está “identificado” dentro da empresa, dificultando a promoção de ações voltadas para a inclusão deles.

 Isso é preocupante à medida que a falta dessas ações pode ser a causa para a infelicidade e até depressão de alguns trabalhadores.

Assim, diversidade e inclusão tem sido cada vez mais um tema conjunto, uma política interna da empresa que busca ser reconhecida pela humanidade com que trata trabalhadores e clientes, além de ser, claro, uma estratégia para melhorar o desempenho das equipes.

Qual a diferença entre diversidade e inclusão?

Em se tratando de um ambiente empresarial, a diversidade está relacionada à representatividade de cada grupo social dentro das relações de trabalho.

Isso significa que um ambiente diverso é aquele que possui pessoas com diferentes experiências de vida e diferentes perspectivas do mundo.

Dessa forma, uma equipe diversa terá representantes de diferentes raças, idades, gêneros, condição social, orientação sexual, nacionalidades, etc.

Já inclusão tem relação com o aproveitamento, a valorização e o respeito a essas diferenças, causando nesse grupo um sentimento de pertencimento.

Um ambiente incluso é onde as pessoas se sentem esperadas, refletidas e respeitadas; ou seja, no caso de uma pessoa com deficiência (PCD), por exemplo, é um ambiente com rampas entre as salas, que tenha um bebedouro a seu alcance, mostrando que tudo foi feito pensando nas suas necessidades, além também dessas facilidades estarem sempre com a manutenção em dia.

Em suma, diversidade e inclusão estão relacionados à representatividade de grupos sociais e a respectiva mudança de cultura e comportamento nas organizações para que essas pessoas tenham as mesmas condições de trabalho, desenvolvimento e promoção que os outros.

4 ações fundamentais de promoção da diversidade e inclusão 

Toda corporação deve fornecer espaços e tempos para a discussão e conscientização sobre o tema da diversidade e inclusão.

A informação é a principal aliada para a promoção do tema, principalmente no que diz respeito a combater ações discriminatórias e ofensivas, que nem sempre são feitas com consciência, exatamente por conta da falta de informação.

1. Tenha a diversidade e inclusão nos documentos da empresa

Mais do que fazer campanha nas redes sociais, a empresa precisa enfatizar a necessidade de se praticar o tema internamente. É preciso incluí-lo na política da empresa e dos documentos sobre procedimentos internos. 

Isso é importante para que os trabalhadores LGBTQIA+ se sintam seguros no ambiente de trabalho, dando-lhes a capacidade e respaldo para combater a discriminação.

2. Coerência na contratação

É preciso ser coerente e promover a diversidade e inclusão também em todos os processos de recrutamento e seleção, de forma a ser o mais justo e igualitário possível. Para não errar, considere a contratação de uma empresa especializada em recrutamento.

3. Promova empatia e respeito

A diversidade e inclusão pode caber também dentro de pequenas ações de cada colaborador. Evitar fazer perguntas invasivas e comentários inadequados, ou usar os nomes sociais e pronomes escolhidos pelo trabalhador LGBTQIA+ fará toda a diferença e certamente incentiva outros a fazerem o mesmo.

4. Combata a discriminação

Todos devem ser ativos no combate à discriminação, abuso e violência dentro do ambiente de trabalho.

A importância da diversidade e inclusão nas empresas está não apenas nas ações afirmativas, mas também nas de combate e punição à discriminação, pois já não há lugar para isso em nossa sociedade moderna.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário