Home Dicas Empresarial Ações afirmativas e as mudanças no mercado de trabalho

Ações afirmativas e as mudanças no mercado de trabalho

por Marcelo Braga
ações afirmativas

A oferta e a importância das ações afirmativas no meio corporativo crescem a cada dia. Em um mercado de trabalho ainda desigual – de acordo com o PNAD 2020, negros representam 72% dos desempregados no país enquanto são 55% da população brasileira -, elas são medidas vistas como importantes para melhorar a inclusão dentro do ambiente profissional.

Nesse artigo você irá entender o que são as ações afirmativas, sua necessidade e exemplos do mercado. 

O que são as ações afirmativas? 

As ações afirmativas são iniciativas que dão preferência ou são restritas a membros de grupos historicamente desfavorecidos. Tais ações partem do princípio de que apenas oferecer igualdade de oportunidades não é o suficiente sem que se haja correções das desigualdades anteriores. 

Isso porque grupos historicamente marginalizados, como negros, mulheres, grupos LGBTQIA+, entre outros, tendem a ter mais dificuldades para disputar em igualdade com àqueles que não pertencem a esses grupos. Por exemplo, um jovem negro morador de comunidade com baixo acesso à formação acadêmica não disputa uma vaga em igualdade de condições com um jovem de classe média que teve maior facilidade de acesso à educação. Ou em casos de promoções, onde costuma haver um viés inconsciente de que mulheres não têm perfil para ocuparem cargos de liderança e acabam tendo acesso dificultado à posições mais altas na hierarquia organizacional. 

Ações afirmativas são necessárias? 

Tais exclusões e desigualdades faz com que falte representatividade no mercado de trabalho. Como exemplo: em levantamento realizado pelo Vagas.com em 2020, apenas 0,7% dos cargos de diretoria no país são ocupados por negros, ainda que a participação dos negros com ensino superior esteja bem próxima a participação de brancos com o mesmo nível de escolaridade: 48% x 55%, respectivamente. 

Este é um dos inúmeros exemplos que justificam a existência das vagas afirmativas e mostram porque está se tornando cada vez mais comum se deparar com esse tipo de vaga no mercado. As empresas estão se tornando mais ativas para reduzir essa desigualdade entre grupos – não apenas racial, como também de gênero, sexualidade e outros grupos minoritário e as ações afirmativas fazem parte deste esforço para alcançar a equidade no mercado de trabalho. 

Um outro motivo pelo qual as ações afirmativas estão ganhando espaço no meio corporativo está na mudança da percepção dos jovens talentos sobre o tema: para as novas gerações de profissionais, trabalhar para uma empresa diversa é algo que os motivam e traz identificação com seus valores. Ou seja: abraçar a diversidade é também pode representar atrair mais talentos. 

Mas cuidado: fazer esse tipo de ação é importante, mas ela necessita estar alinhada com a sua marca empregadora, bem como alinhada com a sua cultura organizacional, para não parecer que sua empresa esteja “surfando na onda”, sem acreditar no propósito real por trás de tal ação. 

Ações afirmativas: o mercado vem se alterando 

No Brasil, um dos principais exemplos foi a decisão da Magazine Luiza de colocar apenas negros no seu programa de trainee em2020. Tal decisão foi tomada para aumentar a diversidade dentro do quadro de colaboradores da empresa. E causou confusão: parte da internet acusou a empresa de “racismo reverso”. 

Entretanto, a ação da gigante do varejo ajudou a chamar a atenção nacional para esse tipo de ação e  inspirou outras empresas a tomarem ações parecidas: A Unidas, uma das maiores locadoras de veículos do país, tornou seu programa de estágio em tecnologia 100% para mulheres; A Solar Coca-Cola criou o #EuIncluo, programa voltado para aumentar a participação e o protagonismo feminino dentro da empresa e que já abriu mais de 150 vagas voltadas a esse público; o Itaú desenvolveu um programa para contratação de desenvolvedores trans e muitos outros exemplos. 

O mercado de trabalho, infelizmente, ainda não oferece as mesmas oportunidades a todos e todas. As discrepâncias e desigualdades ainda estão presentes aos montes, afinal são desafios estruturais da sociedade como um todo, não apenas no ambiente profissional. Entretanto, as mudanças estão vindo. Devagar, mas estão vindo. As ações afirmativas são parte vital para que essas mudanças ocorram e possamos ter um ambiente profissional mais diverso e inclusivo. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário