Home Recrutamento e Seleção 4 processos de recrutamento e seleção de empresas de sucesso!

4 processos de recrutamento e seleção de empresas de sucesso!

por Marcelo Braga
pessoas sentadas aguardando o processo de recrutamento em uma empresa

Uma entrevista certeira é fundamental para encontrar talentos. Grandes empresas, em busca dos melhores profissionais do mercado, realizam processos de recrutamento e seleção inovadores e criativos, e atraem candidatos tão brilhantes quanto as próprias seleções.

As inovações são diversas: desde métodos novos e últimas tecnologias a perguntas que fogem ao senso comum e, ao mesmo tempo em que intrigam, despertam o que há de melhor em cada candidato. Essas ferramentas reduzem custos e tornam as seleções mais ágeis e certeiras.

Veja, a seguir, como inovar nos processos de recrutamento e que grandes empresas já estão fazendo isso!

Como inovar nos processos de recrutamento e seleção?

Vale tudo: aplicativos, maratonas de hackers, ferramentas da web, redes sociais e mais. Não há fórmula pronta, afinal, como muitos recrutadores dizem, seleção não é uma ciência, e sim uma arte. O principal é refletir, desde o processo seletivo, sobre o perfil e a cultura da empresa e descobrir qual ou quais profissionais mais combinam com eles.

Mesmo assim, existem algumas dicas gerais que podem contribuir para seus processos de recrutamento e seleção também alcançarem o sucesso e, por isso, vamos conferi-las antes de apresentar nossos exemplos.

Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para um processo seletivo eficiente é fazer um bom planejamento, levando em conta diferentes fatores. É preciso ter clareza sobre:

  • as características do cargo a ser oferecido;
  • os requisitos básicos para preenchê-lo;
  • o número de vagas que serão ofertadas;
  • as competências e o perfil comportamental desejado.

Além disso, é necessário estruturar previamente todas as etapas, definir as datas em que elas ocorrerão, saber quais são os seus prazos e se você precisará de alguma ajuda para além do RH. Pode ser uma boa ideia conversar com o responsável pelo setor da vaga para coletar informações sobre suas demandas. Com tudo isso, você terá muito mais chances de que seu processo seja bem-sucedido.

Divulgue a vaga em canais aderentes ao perfil da vaga

Agora que você já definiu em seu planejamento qual público quer alcançar, é preciso encontrar maneiras de informá-lo sobre o processo de recrutamento e fazê-lo se interessar por sua empresa. Em primeiro lugar, o anúncio deve estar adequado a esse público, com linguagem e estruturação com as quais ele se identifique.

Depois, é preciso saber onde divulgar esse anúncio, pois plataformas diferentes podem atrair públicos diferentes. Faça uma boa pesquisa e identifique os melhores canais a serem usados. As redes sociais e os job boards ou sites de vagas são exemplos muito comuns e eficientes, mas também existem alternativas como divulgação nas universidades. Essa é uma boa opção para publicar vagas de estágios, trainees ou colaboradores júnior, por exemplo.

Utilize dinâmicas

As dinâmicas podem ajudar a avaliar diferentes fatores, como as tomadas de decisão diante de uma certa situação, os valores de cada um e a maneira como cada pessoa interage com o grupo. Isso vai depender muito das técnicas escolhidas, mas pode ser uma ótima alternativa para conhecer melhor os candidatos.

Escolha dinâmicas que sejam realmente qualificadas e analise se elas se encaixam em determinado processo. Além disso, lembre-se de que elas sempre devem respeitar as individualidades, sem causar incômodos ou constrangimentos. Utilize essas técnicas como mais um instrumento de observação, mas leve em conta que todos têm suas particularidades.

Conte com a tecnologia como sua aliada

A tecnologia pode auxiliar em muitos momentos dos processos de recrutamento. Ela ajuda na divulgação da vaga, na triagem de currículos, na realização de entrevistas online e na sua gestão de dados, entre outros fatores. Isso porque já existem ferramentas, como softwares de RH e softwares de recrutamento e seleção, voltadas especialmente para otimizar esse trabalho na sua empresa.

Dessa forma, o setor de Recursos Humanos poupa tempo e gastos, podendo dar mais atenção a outras de suas várias atribuições. Além disso, a tecnologia ajuda a garantir maior eficácia e assertividade em seus processos.

Que empresas de sucesso inovaram em seus processos de recrutamento e seleção?

Agora que você já sabe como conduzir seus processos de maneira eficiente, vamos conferir os exemplos de grandes empresas que colocam isso na prática. Olha só!

1. Magazine Luiza

A grande rede varejista inovou seu recrutamento realizando-o por meio do portal de carreiras da empresa, que permite reduzir o tempo de seleção, centralizar informações e padronizar os processos de cargos mais frequentes.

A marca encontrou na ferramenta um caminho para agilizar seus processos seletivos. Com ela, em apenas 2 cliques um gestor cria uma nova oportunidade, e tanto candidato quanto selecionador conseguem navegar com facilidade.

2. Google

A gigante da tecnologia optou por uma ferramenta interna para realizar seus processos de recrutamento e seleção. Ela busca prever como será o desempenho do candidato quando ingressar na empresa, checa os atributos e testa comportamentos por meio de perguntas padronizadas.

As questões em si não deixam de ser genéricas, porém induzem a respostas brilhantes e convincentes, que certamente aproxima o candidato do Google.

3. Heineken

A cervejaria promoveu um inusitado processo de recrutamento e seleção de estagiários. Os jovens foram colocados frente a adversidades, como o entrevistador passar mal, o alarme de incêndio tocar ou serem levados pela mão para conhecer todo o escritório, e suas reações foram testadas.

Os finalistas apresentaram proatividade, atitude e liderança. O processo foi filmado e os colaboradores escolheram o melhor candidato entre eles.

4. CI&T

A especialista global em soluções digitais realiza hackatons, maratonas de desenvolvimento de software, para encontrar seus talentos. O processo não escolhe quem resolveu o desafio primeiro, mas avalia diversos critérios como conhecimento técnico, trabalho em equipe, comunicação e raciocínio lógico.

Antes, quando a seleção era apenas uma entrevista, não ocorria essa sinergia entre o candidato e a cultura organizacional da CI&T. Hoje é muito mais fácil de isso acontecer.

Enfim, encontrar o candidato ideal para a vaga em questão é muito mais do que efetivar o recrutamento: é reduzir o turnover, contribuir para a motivação e engajamento dos novos colaboradores e auxiliar as equipes e a empresa a alcançarem resultados extraordinários. Por isso, inovar nos processos de recrutamento e seleção é tão importante.

E a sua empresa, está preparada para inovar nos processos de recrutamento e seleção? Vamos fazer do seu recrutamento um case de sucesso também? Deixe sua opinião nos comentários e enriqueça a nossa discussão!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário