O processo de seleção de pessoas é complexo, pois está diretamente ligado à busca pela eficiência nas empresas — algo que, no passado, era relacionado somente à produção e à entrega.
Essa complexidade engloba frentes como a avaliação de conquistas acadêmicas, histórico profissional, performance, perfil comportamental, momento, remuneração desejada, localização, entre outras.
Para ajudar no processo de seleção de pessoas, a tecnologia se tornou uma aliada importantíssima, pois fornece ferramentas que favorecem a escolha de maneira rápida e eficiente. Continue a leitura e conheça as principais vantagens do uso dessas ferramentas.
1. Padronização dos processos
Uma ferramenta de seleção de pessoas possibilita unificar em um só lugar todas as etapas do processo — desde o modo como as vagas serão anunciadas ao recebimento dos currículos. Trata-se de uma padronização que organiza melhor o processo.
Essa padronização também se reflete no modo como sua empresa lidará com cada candidato ao proporcionar igualdade no tratamento. A ferramenta é imparcial e destaca aqueles profissionais que têm os parâmetros solicitados.
2. Aumento da agilidade
Outra vantagem é a agilidade no processo de seleção de pessoas. Em vez de direcionar os esforços da sua equipe para tarefas extremamente manuais — e que são suscetíveis a erros —, isso passa a ser de responsabilidade da ferramenta.
A base de dados unificada em um sistema otimiza o tempo do processo seletivo e torna mais fácil a organização das diversas etapas que o compõem, como a triagem dos currículos.
3. Ganho de eficiência
Uma ferramenta de seleção de pessoas também contribui com uma gestão completa e eficiente. Sua equipe ganha mais controle e tem as melhores condições para tomar decisões imediatas e, ao mesmo tempo, acertadas.
Esse controle colabora com o planejamento de ações estratégicas, como organizar os candidatos por fase, enviar comunicados por e-mail para os aprovados e reprovados em uma etapa e emitir relatórios sobre o processo.
4. Clareza dos procedimentos
A ferramenta possibilita uma visão 360 graus sobre o processo de seleção de pessoas. Todas as etapas estão concentradas nela, facilitando a visualização com clareza de cada uma das etapas.
Torna-se mais fácil de integrar, por exemplo, outros líderes ao processo seletivo — justamente aqueles que necessitam da contratação de novos colaboradores. A direção da empresa também consegue ver com transparência o trabalho de sua equipe.
5. Crescimento do índice de aderência ao perfil traçado
Todas as vantagens anteriores contribuem com o maior índice de aderência ao perfil traçado. Esse é o objetivo de qualquer processo de seleção de pessoas, pois ele colabora com a busca pela eficiência nas empresas.
Para que os colaboradores alcancem os resultados esperados, é necessário encontrar aqueles que têm o perfil da companhia. Isso se torna possível por meio de processos claros e imparciais, algo tangível para essas ferramentas.
Por fim, enfatizamos que os instrumentos tecnológicos oferecem a vantagem de utilizar filtros que facilitam a escolha dos candidatos. Esses filtros devem ser ajustados de acordo com o perfil traçado para cada vaga.
Gostou deste artigo? Obtenha outras informações sobre seleção de pessoas em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.