Home Recrutamento e Seleção Software de RH: como ele pode otimizar o processo de recrutamento e seleção

Software de RH: como ele pode otimizar o processo de recrutamento e seleção

por Marcelo Braga
mulher utilizando um notebook, analisando um software de RH

Realizar contratações assertivas é uma das maiores responsabilidades e desafios do setor de RH. Assim, recrutar e selecionar candidatos adequados para ocupar as vagas que surgem dentro da organização é determinante para o sucesso de qualquer negócio. Além do mais, esse procedimento deve ser feito com o máximo de eficiência possível, já que representa uma grande parcela dos custos de uma empresa. Nesse contexto, se destaca o software de RH.

Todo bom profissional da área de RH reconhece a importância de se manter atualizado em relação às ferramentas e recursos disponíveis no mercado. Como um recrutador conseguiria, por exemplo, realizar um processo seletivo de qualidade atualmente sem considerar as redes sociais e suas especificidades?

É fundamental entender como a tecnologia pode ser uma aliada para aprimorar a eficiência de atividades realizadas dentro de uma empresa. No setor de RH, isso se torna particularmente mais importante, uma vez que vários procedimentos realizados pelo departamento contam com muitos aspectos burocráticos e mecânicos, além de exigir diversas habilidades distintas do profissional.

O que é um software de RH?

Dentre as ferramentas trazidas pela tecnologia para facilitar e melhorar o trabalho do RH dentro das empresas, o software de RH é sem dúvida uma das mais importantes.

Um software desse tipo propõe reduzir custos, tempo e recursos humanos nas atividades do setor. Automatizando e otimizando processos indispensáveis, a ferramenta busca aliar a competência dos profissionais da área às possibilidades oferecidas pela tecnologia. Um software bem desenvolvido e implantado consegue alcançar melhorias em todas as etapas do processo de recrutamento e seleção.

A ferramenta não busca substituir ou desvalorizar o trabalho dos profissionais do setor. Pelo contrário, um software de RH bem programado busca atender às necessidades do departamento. Ao automatizar e otimizar diversos procedimentos, os profissionais podem contar com mais tempo e autonomia para realizar recrutamentos cada vez mais assertivos.

O setor de RH é um dos setores mais cruciais para o funcionamento e desenvolvimento de uma empresa. Apesar disso, trata-se de uma área muitas vezes negligenciada, trazendo equipes enxutas para realizar muitas funções essenciais para a organização inteira. Por isso, o software de RH é extremamente recomendado para agilizar as operações e reduzir os custos com segurança.

Como o software de RH pode ajudar

Redução de custos

Um dos maiores desafios para o setor sobre o método de recrutamento e seleção é tentar reduzir custos. Além do próprio processo seletivo representar um gasto considerável nas empresas, o custo fica ainda maior quando a contratação não é assertiva e resulta no desligamento do colaborador.

Dessa forma, é imprescindível evitar gastos desnecessários e resultantes de um processo mal gerido. Buscando atender a essa questão, o software de RH consegue reduzir custos com o procedimento ao passo que consegue manter a segurança durante toda operação utilizando canais eficientes e métodos precisos.

Automatização

O software de RH consegue automatizar processos mecânicos que, muitas vezes, acabam sendo realizados por profissionais com habilidades e capacidades superiores a essas funções, incorrendo num desperdício de recurso humano.

Quantas horas um profissional de RH gasta realizando operações simples, como uma triagem de currículo, tomando um tempo diariamente de seu expediente que poderia ser utilizado aprimorando outras partes do processo seletivo? Essa pergunta é retórica, já que a resposta exata assustaria qualquer líder de uma empresa.

Dessa forma, fica claro como delegar funções repetitivas para o software de RH e que exigem pouca criatividade do profissional abre espaço para que o recurso humano do próprio setor seja melhor aproveitado. Ademais, isso também implica na diminuição de falhas pelo fator humano nessas atividades.

Segurança da informação

Trata-se de um retrato clichê e caricato da área de RH: uma sala cheia de papéis de todo tipo espalhados, diversas fichas de documentos mal organizadas e uns poucos funcionários perdidos demais para achar qualquer coisa que seja em pouco tempo. Currículos entregues pelos candidatos, então… parecem não sobreviver nem alguns dias dentro da sala confusa.

Para evitar cada vez mais que a realidade encontre a anedota, é imperativo que a organização de dados e informações no setor seja feita de forma inteligente e criteriosa. Além disso, é crucial perceber a importância de ter um backup digitalizado de todo documento.

Apenas o gasto com impressões e armazenamento de papéis já representa um custo que, muitas vezes, pode ser evitado.

Com a intervenção de um software para o RH, é possível organizar de forma centralizada todas as informações e documentos dos candidatos que estejam participando de um processo seletivo, inclusive para cruzamento de dados para oportunidades futuras.

Controle do processo seletivo

Uma das questões que torna o processo de recrutamento e seleção complexo é a quantidade de etapas presentes. Da elaboração do perfil do candidato à burocracia da documentação, existem muitas fases e profissionais envolvidos no processo como um todo.

Dessa forma, é difícil conseguir monitorar e controlar cada etapa sem um software de RH para auxiliar nessa função. Com a ferramenta, é possível acompanhar na plataforma do software todo o processo e compartilhar com outros profissionais e departamentos.

Feedback

Pelo volume de funções e operações necessárias em um processo seletivo, muitas vezes, questões significativas como a importância de fornecer um feedback (retorno) a todos os candidatos acaba sendo menosprezada.

Usando um software de RH pode-se automatizar esse tipo de atividade, resultando na valorização dos candidatos e no reconhecimento da imagem da empresa no mercado de trabalho.

Recrutar e realizar um processo seletivo de forma assertiva e eficiente é um dos pilares decisivos para o desenvolvimento de qualquer companhia. Assim, trata-se de uma das tarefas mais importantes do setor de RH e que, muitas vezes, não tem a devida importância reconhecida. Como foi visto, com a implantação adequada do software de RH, é possível alcançar resultados melhores a cada recrutamento e seleção realizados em todas as etapas do processo.

Esclareceu as suas dúvidas de como um software de RH pode otimizar de diversas formas diferentes o processo de recrutamento e seleção? Aproveite para entrar em contato conosco e descubra todas as vantagens que um software de RH pode oferecer!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário