Home Recrutamento e Seleção Processo de recrutamento: 5 motivos para investir em tecnologia

Processo de recrutamento: 5 motivos para investir em tecnologia

por Marcelo Braga
processo de recrutamento

As novas tecnologias estão transformando a maneira como as empresas gerenciam o processo de recrutamento e seleção. Algumas ferramentas digitais são capazes de revolucionar as tarefas do departamento de Recursos Humanos e facilitar a conexão entre as empresas e os candidatos em busca das vagas de trabalho. Elas podem otimizar a rotina do RH, eliminar processos burocráticos e operacionais e viabilizar análises mais complexas e estratégicas no que diz respeito a escolha de talentos.

Encontrar os candidatos ideais para as vagas, usar técnicas que agilizam o processo seletivo, diminuir os gastos e amenizar a complexidade do recrutamento são algumas vantagens para quem investe em tecnologia. Durante a HR Technology Conference, realizada em Chicago no ano passado, foi constatado que 58% dos empregadores norte-americanos planejavam aumentar os gastos com tecnologias de recrutamento em 2017.

No Brasil, as empresas também precisam ficar atentas a essas novas tendências e usá-las a favor da organização e do sucesso do processo de recrutamento e seleção. A seguir, veja alguns dos motivos para investir em tecnologia:

Redução de custos

Uma plataforma de recrutamento digital, que conecta empregadores e profissionais em busca de uma colocação no mercado, vai gerar economia para a empresa. Isso porque ela trará soluções capazes de gerar a redução de custos em todas as etapas da contratação.

Dentre as soluções está o anúncio de vagas em redes sociais, o compartilhamento de oportunidades de emprego com outras plataformas e sites de recrutamento, a diminuição significativa do uso de papel — já que não será preciso imprimir os currículos recebidos —, além da redução do uso de telefone, pois o contato com os candidatos pode ser feito por meio da própria plataforma de recrutamento ou mesmo via chats, e-mail, SMS ou Skype.

Otimização do tempo

Investir em uma plataforma de recursos humanos digital permite a busca por candidatos perfeitos para as posições ofertadas de forma mais simples e rápida. A tecnologia viabiliza estratégias de recrutamento acertadas, por meio de algoritmos de busca que quantificam, analisam e cruzam informações de acordo com o público e os interesses.

Esse sistema propicia uma visão mais clara das necessidades das vagas e direciona os candidatos com maior precisão e menor tempo, possibilitando assim que a equipe de RH da empresa deixe de executar tarefas operacionais, como a triagem e outras tarefas que exigem inteligência e conhecimento computacional, para então se dedicar aos processos das entrevistas presenciais — etapa indispensável, mesmo com o uso de tecnologias avançadas — e escolha final dos candidatos.

O tempo gasto na realização das seleções dos candidatos é em média 5 vezes mais rápido com o uso de uma plataforma digital. A ferramenta conduz o processo de forma mais eficiente, permitindo definir o prazo gasto em cada etapa e reduzindo os erros e os riscos do tempo, como a possibilidade de perfis de candidatos desatualizados, que antes pareciam adequados para a vaga e passam a não ser. O processo de recrutamento à distância é capaz de otimizar tempo e recursos.

Seleção mais eficiente, apurada e precisa

O uso de uma ferramenta tecnológica garante maior eficiência, apuração e precisão ao processo de recrutamento. A digitalização das informações permite ranquear os candidatos de maneira mais criteriosa, por meio das características profissionais como formação acadêmica, área de atuação, dentre outros detalhes do perfil, além de comparar as informações dos vários candidatos do mesmo segmento de atuação.

A plataforma digital viabiliza o alinhamento das expectativas da equipe de RH que passa a receber candidatos dentro do perfil desejado, a comparação entre os candidatos e a realização de diversos tipos de testes — comportamental e idioma, por exemplo —, além do maior controle das fases do processo, já que é possível manter a comunicação constante com os candidatos e marcar reuniões mensais com consultores especializados, para que os profissionais envolvidos na seleção também tenham oportunidades de evoluir na carreira.

Ao usar a plataforma, os candidatos podem aperfeiçoar o currículo, manter seus dados sempre atualizados e isso certamente vai atrair melhores oportunidades profissionais. Portanto, o uso da tecnologia contribui para aumentar o índice de empregabilidade das empresas.

Transparência e segurança dos dados

Outro motivo para investir em tecnologia no setor de recrutamento e seleção da empresa é a transparência e a segurança dos dados. Uma plataforma digital garante o armazenamento seguro dos currículos, dos processos, dos registros das análises, ou seja, de todo o caminho percorrido durante o recrutamento. Dessa forma, todos os passos da seleção ficam registrados e podem ser sempre acessados por todos os envolvidos — gestores, líderes, analistas e candidatos.

Por meio de um painel é possível visualizar o estágio em que o processo de recrutamento se encontra, quantos profissionais se candidataram à vaga e quantos prosseguiram na seleção, ou seja, todos os indicadores do processo são gerados de forma online, sempre prezando pela confidencialidade das informações que poderão ser acessadas por determinados usuários de acordo com suas respectivas funções.

Vale destacar ainda as vantagens que do Big Data, principalmente frente ao enorme volume de currículos recebidos. Em uma plataforma digital, todos os dados são trabalhados por meio da inteligência artificial, que é capaz de cruzar todas as informações do processo de recrutamento, extrair as impressões dos candidatos e permitir uma gestão mais organizada dos dados tornando os modelos de recomendações mais assertivas.

Criação de redes de contatos

A divulgação automática das vagas em várias redes sociais como LinkedIn, Facebook e Twitter e o compartilhamento das oportunidades de empregos em vários sites fortalece o networking a partir da criação de uma rede de contatos profissionais que facilita a contratação qualificada.

Uma plataforma digital vai ajudar sua empresa a explorar as redes sociais, criar fóruns de debates, captar interesses comuns, oferecer oportunidades alinhadas com os perfis e facilitar a comunicação não apenas entre as empresas e os candidatos, como dos profissionais entre si.

As inovações tecnológicas não param de surgir na área de gestão de pessoas, principalmente para os processos de recrutamento e seleção. Isso tem contribuído para que o RH se posicione de forma mais estratégica, gerando processos mais otimizados e acertados, o que traz enorme ganho financeiro para a organização. É possível evitar, por exemplo, um custo não tangível oriundo da diminuição do turnover. Quando há investimento em tecnologia, a posição do Recursos Humanos ganha valor de reputação.

Se você quer ter em mãos uma plataforma digital que vai ajudar a anunciar as vagas de forma mais abrangente, potencializando as chances de atrair os melhores candidatos, entre em contato com a Reachr!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário