Home Carreiras Primeira gerência: como alcançar e se tornar um líder

Primeira gerência: como alcançar e se tornar um líder

por Marcelo Braga
primeira-gerência

Se você não sabe como alcançar a primeira gerência na empresa, não se preocupe, pois você não está sozinho.  O cargo de gerente ou gestor é um dos mais almejados nos planejamentos de carreira.  

No entanto, nem todos os profissionais sabem ao certo o que é preciso fazer para ocupar essa posição nas organizações. De antemão, para atingir esse objetivo, é necessário desenvolver algumas habilidades específicas. 

Além disso, você também precisa ter uma visão de negócios que vai além de quem apenas executa as tarefas delegadas.  Afinal, estamos falando de um papel de liderança. 

Nos próximos parágrafos, você verá alguns insights para conquistar seu primeiro cargo de gestor. 

Boa leitura! 

Como alcançar a primeira gerência sem precisar pedir por ela?  

Conseguir uma promoção e alcançar a primeira gerência no trabalho é um momento muito importante para muitos colaboradores. Após muito esforço e dedicação, ser promovido não representa apenas um aumento de salário e mais responsabilidades.  

Para muitos, a promoção também significa que seu trabalho foi reconhecido e merece a confiança de seus gestores diretos. Mas e se esse reconhecimento não chegar? Como mostrar ao seu chefe que você tem interesse e sente que está pronto para assumir um cargo de liderança? 

Inicialmente, o primeiro passo para ser promovido a gestor talvez seja comunicar o seu interesse na função. Ou seja, vale conversar com seus líderes e com a equipe de RH sobre a possibilidade. Entretanto, ter essa conversa nem sempre é fácil. 

Mas, você sabia que é possível conquistar a primeira promoção no trabalho sem você ter que pedir por ela? Para isso, sua atuação precisa chamar a atenção da chefia. Nesse caso, a recomendação é que você faça o seu trabalho de maneira a superar as expectativas do seu chefe. 

Quando é o momento de buscar pela primeira gerência?  

Essa é uma dúvida comum entre os profissionais que querem evoluir na carreira, mas não sabem identificar o momento certo para buscarem a primeira gerência. Bem, se você é novo na empresa, talvez não seja o melhor momento para comunicar suas ambições.  

Primeiro, mostre suas competências a fim de ganhar a confiança dos colegas e gestores.  Para isso, procure trocar experiências com outros profissionais que possam te ajudar nesse processo. 

Além disso, a realização de um projeto bem sucedido é uma boa justificativa para a sua promoção. No entanto, a escolha do momento ideal também deve levar em conta aspectos como o cenário e o momento pelo qual a empresa está passando.  

O que o profissional deve fazer para se tornar um gestor? 

Existe algo que você pode fazer quando não sabe bem como alcançar a primeira gerência. 

Em seguida, veja o que colocar em prática no trabalho para mostrar que está preparado para um cargo de gestão. 

Participe de treinamentos de liderança 

Muitas pessoas, apesar de terem o perfil profissional de um líder, precisam desenvolver habilidades de gestão. 

Nesse sentido, uma boa maneira de se capacitar para desempenhar o papel de líder é participando de treinamentos na área. 

Desse modo, você estará mais preparado para realizar as funções específicas do cargo de forma mais eficiente. 

 Construa uma boa relação com os chefes e com a equipe 

Além disso, é primordial ter um bom relacionamento com os gestores e com os demais colaboradores. 

Para que isso seja possível, saiba dialogar e expor o seu ponto de vista sobre como deseja contribuir para aprimorar os processos e os resultados da empresa.  

Lembre-se de que para ser um bom líder, é necessário ter uma postura que transmita respeito e confiança a todos que convivem com você. 

Assim, você vai conseguir se destacar com mais facilidade para ocupar um cargo de gestão. 

Como alcançar a primeira gerência aprendendo com outros líderes 

Se você ainda não sabe como alcançar sua primeira gerência, aprenda observando o comportamento de outros líderes da empresa. 

Além de observar, faça perguntas, questione, colabore de alguma maneira. 

Enfim, mostre-se aberto e interessado em adquirir mais conhecimento e experiência. 

Como alcançar a primeira gerência: quais habilidades desenvolver? 

Lembre-se ainda de que um gestor precisa desenvolver as habilidades comportamentais necessárias para o cargo, antes mesmo de ocupá-lo. 

Afinal, o trabalho de um líder envolve tomadas de decisão que demandam conhecimento, competências e atitudes mais ligadas à gestão de pessoas do que às habilidades técnicas da área em si. 

Logo, as soft skills que um gestor precisa desenvolver são: 

  • Comunicação assertiva; 
  • Trabalho colaborativo; 
  • Adaptabilidade; 
  • Capacidade de solução de problemas; 
  • Autoconfiança; 
  • Inteligência emocional; 
  • Pensamento analítico; 
  • Negociação; 
  • Administração de conflitos; 
  • Gestão de tempo; 
  • Empatia; 
  • Resiliência. 
  • Capacidade de delegar e mentorar. 

Como proceder se você não alcançar a primeira gerência mesmo após tudo isso? 

Bem, se você já desenvolveu as habilidades de liderança e mostrou ao seu chefe que está pronto para ser um gestor, e mesmo assim, sua promoção não saiu, entendemos sua frustração.  

Faça uma análise e veja o que você pode fazer para reverter essa situação. 

Mas, caso não esteja disposto a esperar mais para ter um posto de liderança, talvez seja a hora buscar uma oportunidade em outra empresa. 

Saiba como se candidatar em um processo seletivo digital 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário