Home Recrutamento e Seleção A tecnologia a favor dos processos de recrutamento

A tecnologia a favor dos processos de recrutamento

por Marcelo Braga
tecnologia no recrutamento

Economia de tempo e dinheiro, banco de dados mais rico e melhor apurado, processos mais fáceis e simplificados. Isso só para listar alguns dos benefícios que a tecnologia no recrutamento tem proporcionado aos processos.

Investir em tecnologia no setor de recrutamento e seleção vai além da divulgação de vagas em sites e aguardar por uma enxurrada de candidaturas – muitas delas fora do perfil da vaga e da cultura da empresa. O recrutamento e seleção online pode ser muito mais eficiente do que isso.

Como a tecnologia no processo de recrutamento e seleção pode auxiliar o RH?

Muitos problemas na fase de contratação e comunicação com os candidatos podem atrapalhar todo o processo de seleção de colaboradores, seja em processos seletivos internos ou externos. Por isso apostar em recrutamento e seleção online pode ser a melhor saída.

Logística: o candidato ideal pode estar muito distante, em outra cidade e até em um diferente estado. A seleção online quebra essa barreira e permite que o recrutador tenha contato com essas pessoas sem que ela precise gastar com deslocamentos para realizar a entrevista.

Tecnologia como cartão de visita: receber os possíveis novos funcionários por meio de um processo online mostra como a cultura organizacional está ligada e é aberta à tecnologia. Candidatos mais jovens costumam ter mais familiaridade com esse tipo de processo.

Candidatos mais interessados: ao poder encontrar e contatar mais candidatos, o processo aumenta as chances do RH identificar pessoas mais interessadas em conquistar a posição. Já o candidato tem mais possibilidades de empregos e de mostrar suas habilidades.

Melhor comunicação: o processo automatizado libera o RH de ligações ou e-mails que ele teria que realizar ou redigir manualmente, o que demanda tempo. As conversas por vídeo ainda facilitam a realização de entrevistas e apresentação de vídeo-currículo.

Processo mais dinâmico e inteligente: O RH não precisa se preocupar com todos os mínimos detalhes do processo, como aplicar testes de compatibilidade, raciocínio lógico, ou outras provas específicas.

Essa dinâmica online também garante que o candidato de perfil seja detectado já na triagem, economizando tempo tanto do gestor quanto o do candidato. Imaginou o quanto empresa e candidato economizam em coffee breaks, hospedagens, passagens e outros custos?

A procura pelo candidato ideal

Recrutar candidatos ideais para as vagas é um dos grandes desafios atuais de todo RH. As empresas precisam de resultados e de menos rotatividade, enquanto os gestores precisam de mais tempo para poder trabalhar no desenvolvimento dos talentos e estratégias.

Por isso a tecnologia no setor de recrutamento e seleção tem ganhado cada vez mais investimentos e a confiança das empresas, como acontece na Reachr, que oferece mais efetividade e benefícios para seus processos de recrutamento online.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário