Fazer contratações assertivas ainda é um grande desafio para o RH.
Porém, com as mudanças vivenciadas no mercado de trabalho é muito importante traçar estratégias que tornem o processo de recrutamento e seleção mais assertivo possível.
Afinal, para evitar perda de tempo e de dinheiro, e ainda garantir excelência nos resultados, as empresas não podem se dar ao luxo de errar.
Além disso, o mercado está cada vez mais competitivo e uma contratação errada pode render um alto índice de rotatividade, o que não é nada bom para o negócio, já que prejudica a produtividade (e o caixa) da organização.
Então, como realizar uma contratação assertiva?
Em outras palavras, o que fazer para contratar a melhor pessoa para a vaga que está aberta?
Neste artigo, você vai entender a importância de aprimorar o recrutamento e seleção, além de conferir as melhores ações para acertar na escolha do candidato. Confira!
Por que desenvolver um processo de recrutamento mais assertivo?
Antes de tudo, saiba que as contratações assertivas ocorrem quando o setor de RH consegue atrair, selecionar e contratar o melhor profissional para a vaga.
Para atingir esse objetivo, é preciso considerar o perfil técnico e comportamental do candidato.
Mas por que é tão importante investir no aumento da assertividade do processo de recrutamento e seleção?
A princípio, porque essa é uma tática bastante vantajosa no mundo corporativo.
Afinal, contratar as pessoas certas gera benefícios que refletem tanto no faturamento da empresa, quanto na construção da employer branding.
A seguir, conheça as principais vantagens em contratar assertivamente:
Mais agilidade no processo de R&S
Muitas vezes a falta de recursos tecnológicos e de padronização leva a processos de recrutamento longos e ineficazes.
Mas, quando eles se tornam mais precisos e assertivos, o RH consegue ser mais ágil nas contratações.
Isso porque a otimização do processo permite que o setor atraia e identifique os talentos mais qualificados para ocupar a vaga aberta na empresa.
Contratações assertivas significam menos despesas
O processo de contratação gera custos com dinâmicas de grupo, plataformas de recrutamento, anúncios em portais de vagas, etc.
Mas à medida que o processo é otimizado, ele se torna mais eficiente e menor oneroso.
Como resultado, o RH contrata os profissionais ideais para as posições e ajuda a empresa a poupar também com treinamentos de colaboradores e novos processos seletivos, pois, novas contratações passam a ser menos frequentes.
Equipes mais produtivas
Ao acertar na contratação, você, gestor de RH, certamente terá selecionado um candidato que tenha fit cultural com a empresa e capacitação para executar o trabalho relacionado à vaga em aberto.
Ou seja, estamos falando de um colaborador engajado com o cumprimento das metas e com o trabalho em equipe.
Logo, a tendência é que esse profissional tenha um bom desempenho e também incentive o time a entregar os melhores resultados.
As contratações assertivas ajudam a reduzir a taxa de Turnover
Outro benefício que as contratações assertivas proporcionam é a queda do índice de turnover, ou seja, a taxa de rotatividade dos colaboradores dentro da empresa.
Nesse aspecto, se o profissional é alocado em uma função adequada conforme o seu perfil e suas expectativas é mais provável que ele se sinta motivado a colaborar com a empresa.
Por outro lado, se a taxa de rotatividade estiver muito elevada, é sinal de que algo está errado no processo de recrutamento
Essa taxa pode aumentar por conta de contratações não alinhadas à realidade e a cultura da empresa, causando um aumento de gastos e uma alta necessidade de reposição de talentos.
6 práticas que o RH deve aplicar para realizar contratações assertivas
Para ter mais assertividade nas contratações, o RH deve adotar algumas estratégias.
Confira 6 dicas de como maximizar o processo de R&S, tornando-o mais preciso.
1. Planeje a vaga se quiser acertar nas contratações
O primeiro passo é fazer um planejamento do processo de recrutamento.
Então, antes mesmo de anunciar a vaga, organize cada detalhe, como pré-requisitos, descrição da função, desafios e outras particularidades do cargo.
Se possível, faça o detalhamento do cargo junto ao gestor da vaga, pois ele tem uma visão mais precisa sobre as demandas para a execução do trabalho.
Pense em cada parte desde a elaboração da vaga, considerando aspectos como os objetivos e necessidades da empresa em relação à contratação.
2. Alinhe o perfil do candidato, ao perfil da vaga e ao da empresa
Além disso, é fundamental mapear o perfil do candidato e levantar as características mais relevantes para a ocupação do cargo.
Quais as competências do candidato? Ele se identifica com a identidade e valores da empresa? Quais são as hard e as soft skills ideais para a contratação?
Levantar essas informações é primordial para saber se o perfil do candidato está alinhado às necessidades da vaga e à cultura organizacional da empresa.
Ademais, esse mapeamento também ajuda o RH a fazer mais contratações assertivas e consequentemente, a evitar a rotatividade e insatisfação de todas as partes.
3. Use dados para tomar decisões e garantir contratações assertivas
Em geral, como você faz para identificar e escolher o melhor candidato para uma vaga?
Durante muito tempo o RH se utilizou de critérios subjetivos para definir a contratação de colaboradores.
Mas, com a digitalização dos processos, essa prática ficou – ou pelo menos deveria ter ficado – no passado.
Hoje, as contratações assertivas são aquelas que se apoiam em análises de dados estratégicos.
Afinal de contas, a tecnologia permite que dados e algoritmos auxiliem o RH, indicando a pessoa ideal para preencher a vaga.
Leia também: Tipos de talentos: como o DOM pode te ajudar a identificá-los
4. Atraia os candidatos divulgando a vaga nos canais certos
Para atrair os melhores talentos, é preciso anunciar a vaga em canais segmentados.
Afinal, para ter contratações assertivas, você precisa despertar o interesse do candidato certo e não de uma grande quantidade de pessoas.
Assim, é possível ter melhores resultados e menos custos.
Sendo assim, publique os anúncios da vaga em vários canais, como site corporativo, nas redes sociais da empresa e também nas diversas plataformas online de divulgação de vagas em que os candidatos se inscrevem em busca de emprego.
Além disso, vale gerenciar os processos seletivos por meio de um banco de talentos, para aumentar a assertividade do recrutamento e otimizar o tempo da equipe.
Mas para isso, você precisa de uma solução de recrutamento digital inteligente.
5. Conte com a tecnologia para tornar o processo mais escalável
Conduzir vários processos seletivos ao mesmo tempo é algo que só pode ser feito com qualidade se você tiver o auxílio de ferramentas tecnológicas.
E não pense que essa é uma necessidade exclusiva das grandes corporações.
Qualquer empresa, independente do porte, está sujeita a cometer erros e falhas com processos de recrutamento e seleção manuais.
Além de mais escalabilidade, o uso da tecnologia automatiza as operações do departamento de RH, garantindo padronização, mais rapidez e melhores resultados.
A automatização permite, por exemplo, a divulgação de vagas e a triagem de currículos, bem como a seleção dos perfis mais compatíveis para compor as vagas em aberto.
6. Invista em uma solução de R&S
Por falar em tecnologia, agora vamos falar de uma estratégia-chave para obter contratações assertivas.
Tenha uma plataforma de recrutamento e seleção como sua aliada na sua rotina para aprimorar todas as etapas de um processo seletivo.
Saiba como escolher o melhor software de recrutamento e seleção
Além disso, essa solução ajuda os recrutadores a superarem os desafios relacionados à contratação.
Logo, o software de recrutamento e seleção oferece um excelente retorno do investimento para as organizações.
A plataforma da Reachr, por exemplo, oferece recursos completos e inteligentes para recrutar os melhores talentos de maneira eficiente, humanizada e assertiva.