Como reter talentos nos dias de hoje? As empresas estão sempre em busca de melhorias nos seus processos, com o objetivo de alcançar resultados mais expressivos, principalmente durante momentos de economia conturbada, como este que o mundo está enfrentando.
Além disso, para se destacar, é preciso contar com mão de obra especializada, profissionais capazes de fazer a diferença dentro do ambiente de trabalho. A retenção de novos talentos é algo que muitos gestores querem fazer, mas essa é uma tarefa que exige domínio de habilidades de liderança e gestão de pessoas, além de toda a psicologia necessária para transformar um estagiário em um colaborador efetivo.
Confira agora como reter talentos em sua empresa e transformá-los em colaboradores fiéis e prontos para fazer a diferença.
Conhecimento sobre a nova geração
Prepare-se! A famosa geração Z já está no mercado! São os jovens nascidos entre 1995 até o início de 2010.
A geração Z são diferentes da geração da anterior. Nascidos sob a influência da tecnologia, possuem um perfil de trabalho mais focado na transparência da comunicação, na necessidade de feedback e no equilíbrio entre a vida fora do escritório e o trabalho.
Essa mudança significa que estão aportando no mercado um grupo de profissionais muito mais movido pela sua felicidade no ambiente de trabalho do que pela necessidade de resultados. A geração Z é mais propensa a mudar de emprego até encontrarem a cultura organizacional ideal e para reter esses talentos, é necessário um local em que se sintam bem e com liberdade para apresentar suas habilidades e ideias e desenvolvê-las.
A mudança de geração faz com que os líderes de gerações anteriores tenham que compreender a nova “configuração”, o que implica em novas práticas de relacionamento.
Liberdade criativa e de expressão
Chefes autoritários que impõem suas ordens e não abrem espaço para opiniões tendem a perder o controle da equipe e abrem espaço para o descontentamento.
É importante que colaboradores considerados talentos tenham liberdade para apresentar novos projetos e também expor sua voz em momentos de tomada de decisão . Se a empresa vai tratá-los como algo valioso, então é importante que eles possam demonstrar esse valor.
Autonomia
Para motivar talentos, o gestor deve deixar claro que o foco é nos resultados e não nos processos. Mantê-los sob rotinas engessadas pode fazer com que eles não consigam desenvolver suas ideias e trabalhem apenas para realizar o mínimo.
A autonomia de criatividade pode ser uma ótima estratégia para o surgimento de novas práticas mais produtivas. Não se trata de deixar o colaborador fazer tudo como quer, mas sim de possuir flexibilidade e paciência para que ele tente alternativas mais eficientes.
Como reter talentos por meio do ambiente
O ambiente de trabalho é algo que influencia muito no bem-estar e produtividade dos colaboradores. Os gestores que prezam por um clima colaborativo, leve e sem aquele ar intenso de pressão são os que terão mais sucesso para reter colaboradores talentosos em suas equipes.
O gestor deve sempre prezar pela resolução dos problemas da maneira mais transparente e amistosa, afinal, o ambiente não é só bom para os resultados como para a saúde e felicidade de cada colaborador.
Comunicação e feedback
Os feedbacks devem prezar pela transparência e pela comunicação clara, aberta e direta. Mantenha sempre a porta aberta para o diálogo e lembre-se: ao transmitir um parecer negativo, não é preciso carregar também um clima pesado. Basta sinceridade e uma injeção de ânimo.
Essas são algumas dicas de como reter talentos em sua empresa e transformá-los em colaboradores motivados e capazes de ampliar os resultados.
Conhece mais alguma tática para auxiliar na retenção de talentos? Então compartilhe aqui nos comentários!