Home Dicas Empresarial ERP e RH: conheça a sinergia entre estes dois sistemas

ERP e RH: conheça a sinergia entre estes dois sistemas

por Marcelo Braga
ERP e recursos humanos

A busca por mais eficiência, praticidade e velocidade para lidar com milhões de dados em um mundo cada vez mais digitalizado e conectado, tem feito com que este mercado esteja em contínua expansão. 

Muitas empresas e de diferentes portes utilizam plataformas de ERP no seu dia a dia. De  acordo a pesquisa “Cloud ERP Market by Component, Business Function, Industry Vertical, Organization Size, and Region – Global Forecast to 2025”, realizada pela Research and Market, o mercado de ERP está projetado para chegar aos 101 bilhões de dólares de faturamento em 2025. 

Assim, é prudente que sua empresa olhe com atenção todas as possibilidades e benefícios que uma plataforma de ERP pode oferecer ao negócio.  

O módulo de RH integrado é bastante comum e aceito dentro das empresas, entretanto poucas são aquelas que utilizam um software ATS integrado ao ERP. E essa integração pode tornar o recrutamento e seleção muito mais assertivo, expandindo as vantagens trazidas pelo ERP. 

Neste artigo, iremos falar sobre o que é um sistema ERP e como a integração com um ATS pode apoiar na atração e seleção de profissionais. 

O que é ERP?

A sigla ERP significa “Enterprise Resources Planning”, ou seja, é um sistema de gestão empresarial que integra processos de trabalho e dados de todos os departamentos dentro de uma organização.  Permitindo assim que esses dados e processos estejam disponíveis facilmente para toda a organização e contribuindo para gerar insights capazes de melhorar a tomada de decisões da empresa. 
 
Incialmente, as plataformas de ERP foram desenhadas para atender companhias maiores. Entretanto, com o avanço da transformação digital e a cada vez maior complexidade dos mercados, fizeram com que estas plataformas se tornassem capazes de suprir as necessidades de negócios menores também, uma vez que saber gerenciar e lidar com dados tornou-se essencial para negócios de qualquer tamanho. 

Como uma plataforma de ERP pode apoiar o RH? 

O módulo ERP voltado para o RH facilita diversos processos relacionados a operação diária do setor, como a gestão de pessoas, o acompanhamento da folha de pagamento, gestão da folha de ponto e do índice de absenteísmo. Além disso, ajuda a melhorar e a desenhar programas de treinamento e desenvolvimento internos. 
 
Entretanto, quando se trata do processo se recrutamento e seleção, contar apenas com o módulo de RH integrado é um grande limitador para as necessidades de contratação da empresa.  

Para lidar com essa limitação é que existem os sistemas ATS (Applicant Tracking System). O ATS é uma solução voltada ao aprimoramento dos processos de recrutamento e seleção em qualquer escala, capaz de auxiliar e realizar a gestão completa das suas contratações.

Os sistemas ATS apresentam funcionalidades capazes de complementar e potencializar o módulo de RH das plataformas de ERP, reduzindo o tempo, custo e esforço necessários, além de aumentar a assertividade nas contratações da empresa.  Ter um ATS integrado ao módulo de RH do ERP é fundamental para ter uma operação mais eficiente e eficaz, uma vez que irá oferecer recursos em todas as etapas do processo de recrutamento e seleção: 

Publicação e personalização 

Um dos benefícios que o ATS traz é a integração com os principais job boards do mercado. Com apenas um anúncio, é possível publicar a vaga em todos eles simultaneamente, o que aumenta as chances de atrair mais candidatos.  

Como o ATS faz toda a gestão dessas publicações de vaga em um único lugar, há a garantia de economia de tempo e esforço do setor de RH, que não precisa mais gerenciar em cada job board, os candidatos vindos de cada canal. 

Com um ATS, também é possível customizar cada etapa do processo de recrutamento para atender as necessidades da sua empresa. Em geral, estas plataformas contam com diversas ferramentas que podem aumentar a qualidade do processo de contratação como a vídeo entrevista, provas de conhecimento, roteiros de perguntas, entre outros. 

Triagem e seleção 

Um sistema ATS facilita o processo de triagem dos currículos recebidos. Ao invés do recrutador perder tempo olhando currículo por currículo, o ATS utiliza inteligência artificial para analisar todos os currículos e recomendar os candidatos com o match ideal, de acordo com os requisitos de cada vaga.  

Além da IA, um bom ATS conta também com recursos de machine learning, ou seja, a capacidade da plataforma aprender quais são os perfis mais aderentes de acordo com aprovações e reprovações imputadas pelos gestores em vagas anteriores, para fazer recomendações de candidatos cada vez mais assertivas. Outro ponto positivo é que estas informações obtidas durante o processo permanecem salvas para que possam ser analisadas a qualquer tempo pela empresa, através de dashboards e gráficos analíticos. 

Nesta etapa, também estão contempladas as análises comportamentais dos candidatos, adicionando uma camada maior de conhecimento para a tomada de decisão de quem contrata. Estas análises permitem que a empresa identifique quais são as principais habilidades comportamentais exigidas pelo cargo e que estejam alinhadas com a cultura organizacional da empresa. 

Assim, integrar um sistema ATS à sua plataforma de ERP tornará seu recrutamento muito mais assertivo, ao mesmo tempo que trará melhorias ao processo de gestão de pessoas e a operação diária do setor, de forma integrada às demais áreas da empresa. 

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário