Home Dicas Empresarial Cultura organizacional: qual a importância e como construir a sua

Cultura organizacional: qual a importância e como construir a sua

por Marcelo Braga
cultura organizacional

A importância da cultura organizacional nas empresas é um tema bastante debatido no setor de RH. Nos últimos anos, a maioria dos negócios perceberam a importância de desenvolver uma cultura forte e saudável como forma de melhorar o desempenho da equipe – e, consequentemente, do negócio como um todo. 

A falta de uma cultura organizacional pode ser um fator bem problemático para o futuro da empresa. Assim como trabalhar para nutrir uma cultura saudável trará diversas vantagens para a companhia, no curto e no longo prazo. 

Nesse artigo, você verá o que é a cultura organizacional, quais são seus benefícios e algumas dicas para construir a sua. 

O que é a cultura organizacional? 

A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto dos valores, expectativas, crenças e práticas que guiam e moldam as ações de todos os membros da empresa. É a coleção de características que fazem a companhia ser o que é.  

Pense nela como uma impressão digital da empresa: várias outras compartilharão elementos com a sua, mas sempre existirão diferenças que tornam cada cultura e cada organização únicas. 

Por exemplo, existem empresas que são 100% veganas e colocam esse princípio como parte da sua cultura organizacional. Esse valor irá refletir em todos os aspectos da empresa, em grandes decisões como a identidade da empresa para o público a pequenos aspectos como a embalagem utilizada para entregar os produtos aos clientes.

Ela também afeta a maneira como as pessoas interagem entre si, com os clientes e com seus superiores. Assim como exerce um forte fator de influência sobre a identificação dos colaboradores com a companhia. 

Qual a importância e benefícios da cultura organizacional? 

Por influenciar diretamente em todas as ações da empresa, a cultura organizacional é um fator essencial ao sucesso de qualquer negócio. Isso é comprovado pelos números: de acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton LLP and Oxford Economics, companhias com uma cultura saudável apresentam crescimento de receitas de até 15%. 

Uma cultura forte irá ajudar a melhorar a performance de todos, enquanto que uma cultura disfuncional derrubará a qualidade e os resultados da empresa. Assim vale a pena analisar a cultura da sua empresa para entender porque ela é como é (e se precisa de mudanças).  

Vamos olhar para 5 benefícios trazidos pela cultura organizacional: 

Atrair e reter talento 

Não surpreende que quando os colaboradores se sentem acolhidos e parte de uma comunidade ao invés de se sentirem como peças substituíveis, eles tendem a permanecer por mais tempo na empresa. Tal senso de pertencimento é o que a maioria dos candidatos, especialmente os das novas gerações, têm buscado nas empresas. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Glassdoor, 77% dos entrevistados afirmaram procurar saber sobre a cultura organizacional da empresa antes de se candidatar para uma vaga. Não apenas isso, como 56% deles também indicam valorizar mais a cultura da empresa do que o salário oferecido. Indicando assim, o potencial impacto na atração e retenção de talentos que uma cultura forte e saudável tem. 

Aumento da produtividade 

A cultura organizacional da sua empresa impacta diretamente na performance da sua equipe. Quando seus colaboradores se sentem parte de um ambiente de trabalho que os acolhe e os deixam confortáveis para serem e expressarem quem são livremente, eles contribuem com maior engajamento e dedicação no trabalho, elevando o índice de produtividade da empresa. 

Uma cultura preocupada com o bem estar dos seus colaboradores irá receber em retorno uma equipe mais motivada, pronta para contribuir com novas ideias, possibilitando assim mais inovação. 

Transformar um conjunto de indivíduos em uma equipe 

Uma cultura organizacional de sucesso irá contribuir para unir as pessoas e irá mantê-los alinhados. Quando há clareza sobre os valores e cultura da empresa, as diferentes perspectivas trazidas por cada indivíduo podem se juntar em torno de um propósito em comum e ajudando a definir as expectativas sobre como todos trabalham juntos, bem como eles funcionam coletivamente. 

Assim, a cultura pode quebrar as barreiras entre equipes e setores isolados, melhorando o fluxo de trabalho como um todo.  

Melhorar o engajamento da equipe 

Um dos grandes desafios das empresas está em como engajar seus colaboradores. A cultura organizacional tem um papel fundamental nessa missão. Isso porque uma cultura saudável baseada no propósito e em expectativas bem definidas contribui para promover um senso de pertencimento nos colaboradores.  
 
Os motiva e os inspira, ajudando a criar conexões fortes com a organização e com as pessoas que a compõem, gerando uma atmosfera positiva difícil de ser ignorada. 
 
Uma equipe engajada irá realizar seu trabalho melhor porque eles genuinamente se importam com a empresa e com sua contribuição para o sucesso da mesma. 

Fortalecimento da marca empregadora 

A cultura organizacional da empresa impacta diretamente em sua imagem pública e reputação. Uma cultura saudável tende a trazer uma imagem da empresa que irá se refletir positivamente na atratividade da mesma para futuros colaboradores que tem valores parecidos com os da empresa e potenciais clientes. Da mesma maneira, uma cultura disfuncional terá efeitos destrutivos na hora de atrair novos talentos para o seu negócio. 

Como construir uma cultura organizacional? 

A primeira etapa para definir qual será a cultura organizacional da sua empresa é entender quem é o seu negócio, através do diagnóstico e definição de quais são os valores fundamentais e qual é a visão e a missão da empresa. Essa é uma etapa importante para que a cultura seja algo relevante para a companhia, não apenas frases feitas impactantes. 

A partir disso, a missão torna-se nutrir a cultura desejada por você. Algo que exigirá muito esforço e dedicação, especialmente das lideranças e cujo efeito não será percebido imediatamente, mas poderá transformar a empresa no longo prazo. 

Aqui daremos algumas dicas para construir a cultura da sua empresa: 

Comunique-se bem 

A comunicação interna e externa de uma empresa exerce um papel importante na cultura organizacional, pois é através dela que a companhia pode construir a sua imagem perante os colaboradores e público externo.  
 
Todos precisam se alinhar para construir uma boa comunicação, pois se as atitudes da empresa começarem a contradizer os valores definidos, a cultura nunca irá se desenvolver e a credibilidade esperada não irá acontecer. 

Essa comunicação deve ser feita de maneira colaborativa com sua equipe, fazendo com que eles se sintam ouvidos e apreciados em suas ideias e mensagens. 

Encoraje feedbacks e escute sua equipe 

Se notar que algum aspecto da empresa não estiver bem, forneça os feedbacks necessários para resolver o problema e encoraje seus colaboradores a fazerem o mesmo, os escutando ativamente e os transformando em parte das soluções da empresa.  

Assim, forneça maneiras ou plataformas onde sua equipe possa expressar suas opiniões livremente, de maneira pública ou anônima. Esteja disponível para sua equipe, para que eles se sintam confortáveis em procurar a liderança quando tiverem alguma opinião ou preocupação com os rumos da companhia. 
 

Falhar nessa missão poderá gerar uma equipe desmotivada com suas funções e com o ambiente de trabalho. 

Seja consistente com os valores da empresa 

Os valores da empresa são a base da cultura organizacional. Definir qual é o propósito e a missão da empresa é um bom começo, mas o que fortalece a cultura de fato é levar em consideração os valores do negócio em todas as decisões tomadas pela companhia, caso contrário, os valores não terão efeito prático e a cultura da empresa nunca será desenvolvida. 

Seus colaboradores, parceiros e clientes irão reconhecer e valorizar o fato de que a empresa acredita verdadeiramente no que prega como valor, contribuindo para o estabelecimento da cultura organizacional. 

Desse modo, construir uma cultura organizacional forte não é uma tarefa fácil e é uma missão sem fim: sempre haverá elementos a se avaliar, adicionar ou remover da cultura e nenhuma cultura será perfeita. Mas nutrir os valores certos e apostar neles pode trazer inúmeras vantagens para os negócios. 

Toda empresa, independentemente do tamanho, terá uma cultura organizacional e é extremamente importante conduzi-la na direção correta para o sucesso e o crescimento. Para entender como a cultura organizacional impacta as decisões do RH e o processo de recrutamento e seleção, preparamos a live abaixo: 

Você pode gostar também de

1 Comente

Maria 2 de setembro de 2022 - 14:10

Excelente artigo , parabéns!

Resposta

Deixe um comentário