Home Dicas Empresarial Benefícios flexíveis: Por que usar e como inseri-los na sua empresa

Benefícios flexíveis: Por que usar e como inseri-los na sua empresa

por Marcelo Braga
benefícios flexíveis

A oferta de benefícios flexíveis é uma interessante alternativa para empresas que desejam atender às necessidades dos seus colaboradores. Eles são uma maneira de oferecer a equipe um poder de escolha em relação aos benefícios que recebem, o que pode trazer muitas vantagens à sua empresa.

Ficou interessado? Nesse artigo vamos explicar o que são os benefícios flexíveis e como funcionam, quais são os mais desejados e quais são as principais vantagens para a empresa.

O que são os benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis possibilitam aos empregadores ofertarem aos colaboradores a oportunidade de montarem seus pacotes de benefícios de acordo com suas preferências e necessidades.

Essa modalidade de benefícios tem se tornado cada vez mais valorizada pelos colaboradores. Pois cada pessoa tem diferentes necessidades, por conta de fatores como idade, perfil, gostos pessoais, entre outros. Assim, dar aos colaboradores a chance de optar por aqueles benefícios que lhes são mais interessantes de acordo com seu estilo de vida e necessidades tem um forte impacto na motivação e na produtividade da equipe.

O gerenciamento desse modelo de benefícios ocorre a partir de uma regra de distribuição de vantagens, sendo o mais comum o uso de um sistema de pontos que o colaborador pode usar para obter as vantagens que desejar dentro de uma gama de benefícios oferecidos pela empresa.

Como montar o pacote de benefícios correto?

O pacote pode incluir diversas opções de benefícios e a decisão sobre quais incluir irá variar de empresa para empresa. Isso significa que parte da tarefa para garantir que a proposta dos benefícios seja atrativa é conduzir pesquisas e saber dos colaboradores quais vantagens o que eles valorizariam como benefícios, assim como analisar empresas concorrentes e ver o que elas oferecem às suas equipes.

Quando estiver realizando essa análise, busque responder as seguintes perguntas:

1. A oferta de benefícios do concorrente é comparável com as da sua empresa?
2. Sua empresa deseja posicionar-se acima da média do mercado?
3. Como os candidatos estão reagindo sobre o pacote de benefícios oferecido?

Essas perguntas irão te ajudar a montar um programa de benefícios flexíveis capaz de atender seus colaboradores dentro das capacidades financeiras do seu negócio, seja ele de pequeno ou grande porte.

É válido lembrar também que os benefícios flexíveis são configurados como um adicional para os colaboradores, por se tratar de vantagens recebidas além do salário padrão. Sendo assim, direitos que as empresas oferecem obrigatoriamente, como auxílio-alimentação e vale-transporte, não devem ser consideradas.

Quais são os principais benefícios a serem oferecidos?

Aqui, o objetivo primordial é oferecer ao colaborador o maior número de opções e ir aumentando a variedade com o tempo. Abaixo, citamos algumas das principais opções para incluir no pacote de benefícios flexíveis. Ainda assim, vale lembrar que as alternativas não estão limitadas a esta lista. Você deve considerar incluir mais vantagens para sua equipe, sempre que possível.

Seguro de vida

Esse é um dos benefícios mais comuns já oferecidos no mercado de trabalho. E em um país com alta sensação de insegurança como o Brasil, faz todo sentido que assim seja. Isso porque ele oferece proteção em casos de acidente, amparando tanto o colaborador quanto o seu círculo de familiares mais próximos, o que ajuda a garantir o bem-estar da sua família.

Plano em academias

As academias são importantes para que o colaborador possa manter uma rotina mais saudável, mas muitas vezes elas podem se tornar caras no seu orçamento. Assim, oferecer descontos ou mesmo mensalidades completamente gratuitas em academias pode ser uma maneira de manter sua equipe saudável e contribuir para seu bem-estar.

Auxílio creche

Esse é um benefício extremamente impactante para colaboradores que tenham filhos, pois eles poderão deixá-los em um local seguro enquanto trabalham. Se sua equipe tiver pessoas nessa situação, isso irá ajudá-las enormemente. Entretanto, caso não haja pessoas com filhos na equipe, não vale a pena incluí-lo em um pacote de benefícios.

Bolsas de estudo

Essa é uma opção interessante para adicionar a um catálogo de benefícios, por mostrar que a empresa está comprometida a ajudar seus colaboradores a se desenvolverem pessoal e profissionalmente.

Auxílio home-office

Em tempos em que o trabalho remoto é um dos principais desejos dos colaboradores, oferecer a possibilidade de realizar suas tarefas sem precisar se deslocar a um escritório já é um fator de atração por si só. Para ir além, entretanto, sua empresa pode ajudar os colaboradores a realizarem seu trabalho de casa, oferecendo um auxílio para custear despesas comuns do home office, como internet, energia, entre outros.

Plano de saúde

Embora trate-se de um benefício mais tradicional, nem sempre costuma ser oferecido pelas empresas. E quando há a combinação com outros tipos de benefícios voltados a saúde, como plano odontológico e auxílio farmácia, esse torna-se uma vantagem atrativa para qualquer pacote de benefícios.

E quais são as vantagens dos benefícios flexíveis para as empresas?

Oferecer pacotes de benefícios flexíveis para seus colaboradores ajuda a empresa em diversas frentes. Uma dessas frentes está na retenção de talentos. Segundo pesquisa realizada pela Glassdoor, 57% dos entrevistados afirmaram que ter benefícios diferenciados é um dos principais fatores para considerar permanecer na empresa ou aceitar uma oferta de emprego.

Mas as vantagens não param por aí. Listamos aqui algumas outras:

Aumento do engajamento

Um dos principais desafios do setor de RH atualmente é como manter as equipes engajadas nas suas funções. Ao oferecer incentivos que os seus colaboradores realmente valorizem e desejem, eles se manterão leais e satisfeitos com a empresa, o que significa que seu engajamento no trabalho será maior e terá mais chances de se manter ao longo do tempo.

Melhora na atração e retenção de talentos

Atrair e manter bons talentos é uma tarefa sempre complexa. Os benefícios flexíveis ajudam o seu colaborador a sentir-se apreciado e valorizado pela empresa, o que aumenta as chances de que eles desejem permanecer por mais tempo.

O impacto deles, entretanto, não está apenas na retenção: a atração também é melhorada, pois oferecer esses benefícios reforça positivamente sua marca empregadora, tornando sua empresa mais chamativa para mais e melhores talentos do mercado.

Incentiva a produtividade

Quanto mais felizes e valorizados os colaboradores se sentirem dentro da empresa, mais produtivos eles tenderão a ser em suas funções. Os colaboradores entregam boa parte de seu tempo e esforço às demandas da emprese e quando eles sentem que essa entrega está sendo reconhecida e que há benefícios concretos para ele, o trabalho será feito de maneira mais produtiva.

Redução de turnover

Com a melhoria na retenção e na atratividade, um outro efeito causado pelos benefícios flexíveis está na redução do turnover da empresa. Com mais gente permanecendo em suas funções e melhores candidatos sendo atraídos para as vagas, há mais chances de encontrar o colaborador ideal para a empresa, evitando assim os erros nas contratações.

Combinando as melhores práticas e implementado da maneira correta, os benefícios flexíveis poderão turbinar a produtividade e a moral da sua equipe. Além de melhorar a marca empregadora do seu negócio e com isso, garantir o retorno do investimento inicial necessário para montar um bom programa de benefícios.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para evoluir na sua carreira? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário