Home Dicas Empresarial Recrutamento inteligente: o que é e como adotar

Recrutamento inteligente: o que é e como adotar

por Marcelo Braga
recrutamento inteligente para melhorar a assertividade das contratações da sua empresa

O recrutamento inteligente possibilita que o setor de RH torne seus processos de seleção mais eficazes, rápidos e assertivos.
Geralmente feitos por plataformas de recrutamento, elas permitem que recrutadores ganhem tempo e agilidade, já que o recebimento de currículos e pré-seleção de candidatos podem ficar por conta da automação em R&S.

Com a ajuda da automação em R&S, o trabalho do gestor torna-se muito mais estratégico em fases chaves do processo, já que a parte operacional é feita pela plataforma.

Mas uma coisa precisa ficar clara: para resultados assertivos, é preciso poder contar com uma plataforma que assegure inteligência em seus processos e desta forma poder garantir não só uma triagem de candidatos, mas sim uma análise avançada que contempla o mapeamento de diversos aspectos inerentes ao processo.

E mais: o recrutamento inteligente não tira o profissional de RH do recrutamento. Apenas contribui para que ele possa usar sua expertise e seu know-how nos momentos mais relevantes e contribuindo para deixar o processo de seleção ainda mais eficiente.

O que é o recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente é aquele que consiste na utilização de diversas ferramentas para melhorar e otimizar a seleção de candidatos, em especial a tecnologia.

Através das ferramentas digitais, como o crescimento e popularização do uso da inteligência artificial, é possível evoluir por completo o processo de seleção: desde acelerar e tornar mais eficiente o processo de triagem de currículos a ter a possibilidade de analisar o perfil comportamental dos candidatos para descobrir se é o mais aderente a posição e a empresa.

São vantagens que contribuem para diminuir os erros durante a seleção e tornando-a mais assertivas.

Vantagens do recrutamento inteligente

O recrutamento inteligente permite cruzar competências técnicas e comportamentais desses candidatos, de acordo com o perfil da vaga e cultura organizacional da empresa.

Além disso, usando o processo seletivo digital:

  • O alcance de potenciais candidatos é ampliado e sua empresa receberá muito mais currículos, o que aumenta as chances de encontrar grandes talentos.
  • Pode-se optar por buscar e receber currículo de candidatos com perfis que permitem diversificar seu time.
  • Customização de cada fase do processo.
  • Maior agilidade e rapidez no processo seletivo.
  • Automação de respostas, como feedbacks automáticos para todos os participantes do processo seletivo.
  • Segurança no armazenamento de informações.
  • Qualidade superior dos resultados, comparado ao método tradicional.
  • Melhor experiência para candidatos e gestores.

Como funciona o recrutamento inteligente?

A tecnologia utilizada faz a interpretação das solicitações desejadas pelo gestor da vaga e cruza com as informações fornecidas pelos candidatos, selecionando aqueles com o perfil mais adequado.

Parâmetros técnicos como por exemplo cursos, experiências específicas, respostas classificatórias e grau de desenvolvimento em determinadas habilidades comportamentais são analisadas pela inteligência artificial que retorna ao gestor os candidatos com maior afinidade à vaga e a empresa. Todo este mapeamento e cruzamento de informações fazem a diferença para uma contratação certeira.

E contratações assertivas é um indicativo de que o profissional selecionado está alinhado com as expectativas da vaga, tem grandes chances de permanecer por mais tempo na empresa, fazer uma carreira promissora e contribuir significativamente para o crescimento da sua instituição.

Como implementar o recrutamento inteligente em 4 passos

Implantar um processo de recrutamento inteligente é fundamental para se conseguir contratações melhores e mais assertivas nos dias de hoje. Veja em 4 passos como começar a usar a inteligência para melhorar seus processos seletivos:

1 – Uma boa descrição da vaga

Um passo importante para ter um recrutamento inteligente é ter em mente qual o perfil de profissional desejado pela empresa. E esse perfil precisa estar bem claro para os candidatos desde o primeiro momento, o que pode facilitar o caminho para que candidatos mais próximos do ideal se inscrevam no processo. Um bom perfil de candidato deve responder as seguintes perguntas:

– Quais são suas principais competências?
– Quais são suas principais características comportamentais?
– Seus valores estão alinhados com os da empresa?
– Quais são as principais responsabilidades que serão exigidas do colaborador?

2 – Divulgação

Uma boa divulgação também é importante para tornar seu recrutamento mais inteligente, pois quanto melhor for divulgada a vaga, maiores são as chances ela terá de atingir o profissional ideal. E aqui a tecnologia tem papel relevante: plataformas de recrutamento, como a Reachr, divulgam suas vagas nos principais job boards do mercado. Além disso, também é possível usar suas redes sociais a seu favor para melhorar sua atratividade para os candidatos.

3 – Triagem de currículos e entrevistas

Foi-se o tempo que era necessário gastar dezenas de horas para realizar triagem dos currículos enviados. O recrutamento inteligente permite que esse processo seja feito de modo automático e rápido, entregando resultados mais eficientes – e sem os vieses inconscientes que podem interferir nas decisões – em um tempo muito menor do que com a triagem manual. Algo que dá ao profissional do RH a possibilidade de alocar o seu tempo em etapas onde poderá ser mais essencial ao processo de seleção.

O recrutamento inteligente não interfere somente na triagem: as entrevistas ficaram mais facilitadas, graças às vídeo entrevistas, que permitem ganho de tempo e economia de recursos – tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Além disso, esse processo também permite que a companhia possa contratar sem se preocupar com as barreiras geográficas e pensando exclusivamente no encaixe que o candidato terá com a vaga.

4 – Conheça o candidato

Uma das tarefas mais complexas dentro de um recrutamento é analisar o perfil comportamental dos candidatos. Buscar entender o perfil do candidato e garantir que exista o alinhamento com os valores da empresa é fundamental para uma seleção assertiva e é mais difícil fazer essa análise com base apenas na entrevista ou em interações limitadas.

É por isso que o recrutamento inteligente se apoia também no uso de ferramentas capazes de realizar a análise comportamental do candidato, fornecendo relatórios detalhados sobre as soft skills presentes nele e definindo seu perfil. O que contribui para uma análise mais precisa do fit cultural do candidato.

Como as análises comportamentais são feitas?

Na Reachr, utilizamos um software proprietário, que avalia 15 habilidades do comportamento humano através de um questionário respondido por cada candidato.

Mapear e avaliar 15 habilidades garante ampliar o olhar e aprofunda o conhecimento sobre cada candidato e inclusive permite compreender quais habilidades se destacam ou prevalecem mais.

Processo de machine learning

As plataformas mais inovadoras utilizam o machine learning em sua inteligência artificial e com isso tornam-se mais assertivas com o passar do tempo. Sim, o sistema aprende com dados históricos, identifica padrões, oferecendo sugestões mais certeiras, sem deixar que vieses de percepção humana atrapalhem seu julgamento.

Sobre a Reachr

Somos uma empresa HR Tech focada em encontrar o match ideal entre sua empresa e seus novos colaboradores. Temos uma plataforma completa de Recrutamento & Seleção que une o vasto conhecimento de especialistas em R&S com a tecnologia da inteligência artificial e machine learning para você recrutar com assertividade.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário