Home Dicas Empresarial 6 dicas para encontrar o candidato ideal para a sua vaga

6 dicas para encontrar o candidato ideal para a sua vaga

por Marcelo Braga
candidato-ideal

Em muitas empresas, o RH é pressionado a fazer contratações rápidas e preencher vagas disponíveis o quanto antes. No entanto, os profissionais da área sabem que se o processo não for conduzido de maneira adequada, sem uma avaliação criteriosa para encontrar o candidato ideal, a escolha incorreta causa uma série de problemas e prejuízos a curto e médio prazo.

Aumento do índice de turnover, conflitos por falta de compatibilidade com os valores da organização, baixa produtividade, dificuldade para reter talentos, perda do investimento realizado em treinamentos — esses são apenas alguns dos resultados da imprecisão no processo de recrutamento e seleção.

Mas, como encontrar o candidato ideal para uma vaga e evitar todos esses problemas? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe nossas dicas e saiba como tornar toda a avaliação que precede a contratação muito mais precisa. Confira!

1. Entenda as necessidades da empresa

Para que o RH selecione o melhor candidato, é preciso que essa área tenha uma descrição muito detalhada das atividades que a empresa espera que o profissional desempenhe na função. A partir desse ponto, ela consegue definir os requisitos técnicos e características comportamentais que tornam as pessoas aptas a serem bem-sucedidas no cargo.

Para isso, é recomendável consultar o gestor da área em que o novo colaborador trabalhará. Afinal, ele conhece profundamente as demandas do dia a dia naquele setor e pode informar o RH sobre as expectativas quanto ao exercício da função e as principais qualidades ou características de um bom profissional para o cargo.

Em algumas empresas, o gestor da área participa do processo de seleção como um hiring manager. Ele acompanha todas as avaliações, tem o direito de propor atividades que ajudarão a avaliar o conhecimento técnico dos candidatos e ainda apresenta seu parecer a respeito dos profissionais que disputam a vaga.

Quando essa descrição e levantamento das expectativas são precisos, os responsáveis pelo RH têm as informações que precisam para buscar o profissional que a empresa precisa. Portanto, não adianta ter pressa, pois quanto mais detalhada for essa primeira etapa, maiores serão as chances de encontrar o colaborador ideal para preencher a vaga.

2. Baseie-se em dados para definir o perfil do cargo

Além da parceria com o gestor da área na qual o contratado trabalhará, atualmente, o RH conta com recursos que permitem analisar dados e definir o perfil com precisão. Existem ferramentas tecnológicas, por exemplo, que possibilitam cruzar os resultados das avaliações de desempenho com as características dos atuais colaboradores.

Um exemplo é a plataforma da Reachr, que utiliza a metodologia DOM para avaliar a correlação entre comportamento e desempenho. Ela foi validada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e consegue identificar conhecimentos, competências e comportamentos que são favoráveis ao sucesso em uma função.

Essas características devem ser utilizadas para definir o perfil ideal do profissional para um determinado cargo. Afinal, a análise de dados mostra que quem possui determinadas características tende a apresentar um desempenho muito melhor nas tarefas propostas para a função.

3. Entenda a cultura organizacional

É possível que sua equipe encontre uma série de candidatos com um nível de conhecimento técnico muito semelhante. Nesse caso, como saber qual deles pode trazer a maior contribuição para o negócio? A resposta depende bastante da compatibilidade entre o perfil comportamental do candidato e a cultura organizacional.

Por melhor que seja um profissional, se não existe fit cultural, a parceria entre ele e a organização tende a não ser duradoura. Seus comportamentos não serão adequados dentro da perspectiva dos valores adotados pela empresa, o que causará atritos frequentes. Sem o sentimento de pertencimento e adequação, ele sentirá que o trabalho é desgastante, terá dificuldade para atuar em equipe, será menos produtivo e provavelmente vai procurar outro emprego.

Portanto, entender sua cultura organizacional é essencial para conduzir um processo seletivo com eficácia. Saiba quais são os princípios que a organização defende explicitamente, bem como os valores ocultos que permeiam o dia a dia e que estão implícitos na conduta dos colaboradores.

4. Avalie aspectos técnicos e comportamentais

Tão importante quanto o conhecimento técnico de um candidato é seu perfil comportamental. Ele é fundamental para identificar se a pessoa está apta ou até mesmo se conseguirá se adaptar à função. Um colaborador muito tímido e retraído, por exemplo, pode ter uma rotina estressante se for colocado em uma posição em que precisa lidar com o público continuamente.

Porém, não é apenas nesse aspecto que a avaliação comportamental é importante. Ela mostra se existe o fit cultural entre o candidato e a empresa, como já dissemos no tópico anterior. Uma boa compatibilidade aumenta as chances de o profissional se sentir feliz no ambiente de trabalho, integrar-se efetivamente à equipe e produzir mais e melhor.

5. Forme equipes complementares

Além de considerar o cargo em aberto, é importante que o RH pense na contratação como uma oportunidade de fortalecer a equipe como um todo. Ao analisar dados sobre o desempenho do grupo, o gestor conseguirá identificar gaps de habilidades e competências.

Assim, será possível solucionar esses déficits contratando profissionais que, além dos requisitos básicos, tenham características complementares às do time atual.

6. Use a tecnologia como aliada para encontrar o candidato ideal

Atualmente, a tecnologia pode ser considerada uma grande aliada da área de RH. Ela realiza uma série de tarefas operacionais, deixando a equipe com tempo para se dedicar a atividades mais relevantes e que requerem mais atenção.

Portanto, ela pode ser usada no processo de recrutamento e seleção para adiantar uma série de etapas: filtrar candidatos de acordo com a formação e experiência, eliminar currículos que não correspondem aos critérios básicos, testar automaticamente o domínio de idiomas (quando necessário) e até mesmo avaliar alguns conhecimentos técnicos.

A partir desse ponto entra a expertise do ser humano. Cabe aos profissionais criarem um processo seletivo eficaz, que avalie outras características do candidato. Por meio de entrevistas, dinâmicas, testes e desafios, é possível identificar comportamentos, competências e a capacidade para aplicar o conhecimento, por exemplo.

Finalmente, a tecnologia volta a ter um papel fundamental no momento da tomada de decisão. Existem plataformas que utilizam recursos como Inteligência Artificial e Machine Learning para identificar os candidatos mais compatíveis com os critérios técnicos e comportamentais estabelecidos.

Elas usam um algoritmo exclusivo para ranquear os candidatos e mostrar quais deles atendem de forma mais abrangente os requisitos que a própria empresa definiu para o cargo. Dessa forma, a máquina mostra quais são as melhores opções de contratação, simplificando a decisão.

E então, quais dessas dicas você aplica no RH para encontrar o candidato ideal para uma vaga? Quer conhecer essas ferramentas tecnológicas e saber o que elas podem fazer para tornar seu processo de recrutamento e seleção muito mais certeiro? Então entre em contato e converse com nossos especialistas para tirar suas dúvidas.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário