Home Atração e Retenção 5 técnicas de recrutamento para atrair o candidato certo!

5 técnicas de recrutamento para atrair o candidato certo!

por Marcelo Braga
técnicas de recrutamento

Acertar na contratação dos talentos é um dos focos mais importantes para o crescimento de uma empresa. Por isso, para atrair o candidato certo, a organização deve pensar em ótimas técnicas de recrutamento!

Bons colaboradores ajudam o seu negócio a ganhar produtividade, criando um ambiente de trabalho positivo. Já aqueles que foram contratados equivocadamente, e não se mostram adequados aos parâmetros e objetivos da instituição, prejudicam o clima e resultado da empresa

O processo de recrutamento pode ser cansativo e esconder vários deslizes. Por isso, preparamos este artigo, com 5 técnicas de recrutamento que te ajudarão a encontrar a pessoa ideal para qualquer vaga. Confira e descubra como otimizar o trabalho do seu RH!

Proponha a interação em grupo

Para posições iniciais de carreira, onde é mais recomendado o uso de dinâmicas de grupo, a interação  em grupo com os candidatos servirá para levantar os diferenciais deles e conhecê-los melhor. Visualizando como os demais candidatos  trabalham em equipe, você terá uma melhor percepção em relação às suas qualificações.

Podem ser feitas entrevistas com todos eles, mas também é possível tentar algo mais criativo, para estimular o engajamento. Com isso, fica mais fácil mensurar a vontade de cada um na disputa pela vaga.

Conquiste os “candidatos ideais”

Candidatos que já possuem um emprego e não estão, a princípio, à procura de recolocação demandam abordagens diferentes. Esses profissionais podem ser conhecidos como “candidatos ideais” , porque o perfil e o trabalho deles já são conhecidos.

Essas informações podem ser descobertas através de técnicas de pesquisas externas, conhecido por “hunting”. Utiliza cold calls, abordagens em campo, pesquisas  em sites de recrutamento, como LinkedIn, por exemplo, ou ainda trocando informações com empresas que conhecem a qualificação daqueles profissionais.

Gostaria de trazer esses talentos para a empresa? Uma das técnicas de recrutamento é pensar em formas de abordagem para conquistá-los, fazendo com que eles aceitem uma eventual transferência. Uma vez identificado o profissional, o contato pode ser direto, convidando para se conhecerem melhor, e, em evoluindo, num segundo momento um convite para uma movimentação de empresa. Mas atenção. Deve ser respeitado a ética profissional. Abordar um concorrente de vez em quando é aceitável, mas fazer isto constantemente pode ser deselegante com o seu concorrente e também abrir uma porta para que ele faça o mesmo com a sua empresa. Procure o máximo de informações possíveis do potencial candidato antes de contatá-lo, para evitar situações constrangedoras no futuro.

Use as redes sociais

Além do LinkedIn, outras redes sociais também podem ser uma porta aberta para recrutar candidatos. Não somente para encontrar colaboradores de qualidade, e observar mais de perto os seus perfis profissionais e pessoais, mas também para desenvolver o relacionamento com os candidatos, compartilhando publicações relativas ao trabalho e também sobre a sua empresa, de forma a fortalecer a sua marca como empregador (employer brand).

As redes sociais redefiniram a forma de estabelecermos nossas conexões e contatos. O networking agora ficou mais rápido e fácil. Por isso, quanto maior a rede de contatos de um profissional, maior será a possibilidade dele conseguir uma boa visibilidade.

Aposte nas entrevistas por vídeo

Uma outra boa técnica de recrutamento é otimizar o tempo utilizando a tecnologia. As vídeo entrevistas são entrevistas gravadas, onde você pode pedir ao candidato para falar sobre um determinado tema. Com isso, você pode selecionar aqueles que são mais aderentes, e convidá-los para uma conversa mais detalhada — agora na modalidade presencial ou on-line.

Divulgue em canais alternativos

Hoje em dia quase todo mundo está conectado, seu candidato ideal provavelmente também estará.

Fóruns online, grupos de discussão, ou comunidades relacionadas a interesses específicos podem ser ótimas ferramentas. Se procura por pessoas que tenham um interesse por tecnologia, o Github ou Discord podem ser opções interessantes. Se procura por designers, talvez o Behance seja a melhor escolha. Enfim, nestes locais, as pessoas candidatas estarão atentas ao tema e serão atraídas facilmente pelo seu anúncio.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário