O recrutamento é uma etapa muito importante do processo de gerenciamento de pessoas em uma organização. Para que a empresa conte com uma equipe alinhada à sua cultura, com capacidade de crescimento e com as habilidades necessárias para o desenvolvimento do trabalho, o processo de recrutamento e seleção deve ser realizado com bastante critério.
Mesmo com sua importância e na sua relação direta com os resultados da empresa, esse processo ainda é realizado de forma errônea pelos gestores. Esses erros podem ser motivados pela falta de tempo, de recursos, de conhecimento ou de habilidade para conduzir o processo.
Por isso, trouxemos uma lista dos erros mais comuns no processo de recrutamento e dicas de como evitar essas falhas. Confira!
Recrutamento baseado na idade
Este erro consiste na avaliação de um candidato pela sua idade, e não pela sua real experiência. A capacidade, as conquistas e as habilidades não são inerentes somente à idade de um candidato, e sim à vontade de crescer, ao direcionamento da carreira e à inteligência emocional.
Existem também falhas similares, como fundamentar um processo levando em consideração o gênero, a raça e as demais características pessoais que não são suficientes para medir a qualidade de um profissional.
A opção pelo recrutamento baseado nessas características pode limitar as possibilidades do gestor e colocar em risco o processo de seleção como um todo. O ideal é analisar o currículo detalhadamente e selecionar para a próxima etapa os candidatos que atendam aos requisitos exigidos.
Limitação ao currículo
A análise do currículo de um candidato é uma etapa imprescindível para a qualidade de um processo de recrutamento. Contudo, muitos gestores se limitam a essa análise no momento de contratar um profissional e acabam selecionando candidatos sem as habilidades necessárias ou candidatos que mentiram em seu currículo.
Para evitar que essa falha aconteça, o recrutador deve dar ao candidato a oportunidade de se apresentar, com o intuito de analisar esse candidato, e utilizar as outras etapas do processo, como dinâmicas e simulações, para basear sua decisão.
Utilização de métodos ultrapassados
A atualização é fundamental tanto para um candidato que deseja ocupar bons cargos quanto para gestores que precisam acompanhar a tendência do mercado de trabalho. As ferramentas de recrutamento estão sempre em aperfeiçoamento e a cada dia surgem novos métodos que reforçam a necessidade de a empresa se adaptar a essas mudanças.
Essa utilização de métodos ultrapassados pode comprometer o processo de recrutamento quando o gestor se depara com profissionais atualizados e exigentes, prejudicando também a imagem da empresa.
Não ter um bom número de candidatos
Este erro acontece, na maioria das vezes, por causa da divulgação incorreta da vaga ou devido à falta de tempo para realizar a contratação. Contudo, mesmo com a urgência em recrutar e admitir um profissional, o gestor deve optar por gastar um tempo a mais para finalizar o processo para não correr o risco de integrar na equipe um profissional fora do perfil.
O aconselhável, nesse momento, é reestruturar temporariamente sua equipe para suprir as necessidades, visando ganhar tempo no processo de recrutamento e obter sucesso na escolha. O custo gerado por uma contratação mal realizada resulta, na maioria das vezes, em uma perda maior do que a realocação dos demais colaboradores.
Não pedir referências suficientes
As referências servem para dar maior suporte e segurança ao recrutador no momento de tomar uma decisão, visto que uma entrevista não é o suficiente para conhecer um candidato.
O gestor pode optar por procurar colegas e chefes antigos do candidato para obter mais informações sobre o trabalho realizado pelo profissional, como os projetos de sucesso, o relacionamento com a equipe, o motivo do desligamento e a postura dele no ambiente de trabalho.
Além dos custos de um processo de recrutamento e da rotatividade de colaboradores, uma contratação mal realizada interfere no rendimento da equipe como um todo. Por isso, não deixe de buscar sempre a atualização, valorizar os candidatos e também o processo realizado para conseguir obter sucesso no recrutamento e valorizar o setor de RH da sua empresa.
Gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe quais erros não pode cometer, siga nossa empresa nas redes sociais e acompanhe nossos posts sobre gestão de recursos humanos.