Home Atração e Retenção 7 dicas para divulgar vagas de emprego e alcançar os candidatos certos

7 dicas para divulgar vagas de emprego e alcançar os candidatos certos

por Marcelo Braga
divulgar vagas de emprego

Um dos fatores determinantes para o sucesso de qualquer negócio é a qualificação da sua equipe. Quando os colaboradores são bem-preparados para suas respectivas funções, o cliente tende a ficar mais satisfeito com o serviço prestado. Para assegurar esse desempenho, é importante saber como divulgar vagas de emprego.

Entretanto, identificar e atrair o talento certo para a oportunidade certa em um curto espaço de tempo pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Problemas com a divulgação de vagas podem levar a um processo seletivo bem mais trabalhoso e lento – ou pior, menos efetivo do que poderia ser.

Assim, é importante saber como divulgar vagas de emprego e para ajudar a não cometer nenhum erro nessa importantíssima etapa do recrutamento, separamos aqui:

Sete dicas simples que você pode seguir durante esse processo. Acompanhe!

1. Seja claro no seu anúncio

Ao pesquisar por ofertas de trabalho, não é tão incomum encontrar anúncios que oferecem poucos detalhes sobre a função, localidade, remuneração, horário de trabalho, entre outras informações que o candidato precisa para decidir se quer ou não se candidatar. Naturalmente, isso tende a afastar os profissionais mais qualificados, que são justamente os que você mais busca atrair.

Na hora de elaborar o anúncio da vaga, lembre-se de ser o mais claro possível em relação a esses dados. Não é necessário explicar cada detalhe de forma aprofundada. Basta garantir que o candidato tenha todas as informações mais importantes sobre a vaga.

Os principais pontos que devem estar presentes na descrição da oportunidade são:

  • Título da vaga: deve ser claro e direto sobre qual função será exercida
  • Prazo para a candidatura: Para que os candidatos possam saber até quando aquela posição estará aberta.
  • Sobre a empresa: Uma introdução curta sobre os valores e a cultura organizacional
  • Local de trabalho: Informar se os candidatos precisam morar na mesma cidade onde está o escritório da empresa
  • Requisitos técnicos e acadêmicos: liste todos as habilidades e qualificações exigidas para a vaga. Cuidado para não exagerar aqui, pois isso pode afastar talentos.
  • Responsabilidades: Indicar com detalhes as tarefas e atividades que serão parte da rotina do profissional.
  • Benefícios e faixa salarial: Importante para atrair os candidatos, são informações que devem constar na descrição da oportunidade.
  • Como se candidatar: Por último, colocar informações sobre como o candidato pode efetivamente participar do processo de seleção.

2. Tenha um perfil bem definido de candidato

Durante o processo de criação da vaga, quando você conversa com o gestor da área e discute sobre as demandas, é importante também estabelecer o perfil profissional do indivíduo a ser contratado. Isso diz respeito não apenas às suas qualificações profissionais e sua formação, mas também ao seu perfil comportamental.

No momento de divulgar vagas de emprego, comunique também o perfil profissional que sua empresa busca. Dessa forma, será possível filtrar parcialmente aqueles que possuem o perfil em questão antes de fazer o primeiro contato, o que economizará bastante tempo em entrevistas. Além disso, ter essas características em mente também ajuda na hora de decidir quais candidatos serão aprovados.

3. Use as redes sociais a seu favor

A internet torna várias tarefas do dia a dia da empresa bem mais fáceis e eficientes, especialmente no que diz respeito à comunicação entre empresa e seu público. As redes sociais, por exemplo, fazem parte dos melhores canais para estabelecer contato e atrair potenciais candidatos, graças ao seu amplo alcance e possibilidade de segmentação.

As redes podem ser aliadas importantes para melhorar a atratividade da sua empresa. Para isso, elas devem atuar como reflexo da cultura e do clima organizacional da companhia, servindo como um cartão de visitas de como é trabalhar na empresa e o que faz dela um ambiente especial e único.

Bem como também é importante manter uma relação empática com os talentos nas redes, apostando na criação de conteúdos para engajá-los a interagir com sua marca e estabelecer um contato mais direto com eles. 

Por último, vale ficar atento as dinâmicas de cada rede social para obter os melhores resultados. Cada uma valoriza aspectos diferentes e conta com públicos distintos. Saber usar os formatos a seu favor é ponto chave.

4. Use indicações da sua equipe

Encontrar um profissional altamente especializado é sempre um desafio, mesmo com todas as ferramentas de comunicação disponíveis na atualidade. Por isso que muitas empresas, em vez de divulgar vagas de emprego abertamente logo de cara, preferem começar com um sistema de indicações internas. Dependendo da sua área de atuação e do cargo em questão, isso pode facilitar bastante o trabalho.

Claro que você ainda deve aplicar testes e conferir o currículo do candidato para confirmar sua adequação à vaga. Porém, a indicação pode revelar muitas informações úteis, além de ser uma boa referência em termos de perfil profissional e integridade. Mesmo que você ainda conduza um processo seletivo amplo, essa indicação pode ser um diferencial.

5. Considere a contratação interna

Outra prática cada vez mais comum hoje em dia é a divulgação interna de vagas, permitindo que profissionais que já fazem parte da empresa tenham prioridade para preenchê-las. Além de prover vários benefícios para o negócio, essa prática garante que seus colaboradores tenham sempre oportunidades de crescimento dentro da empresa ao longo do tempo.

Para você, a contratação interna é um processo bem mais eficiente e barato. Transferir um profissional interno de um cargo para outro exige bem menos papelada e despesas, além de não ser necessário investir em meios de comunicação mais amplos para alcançar o candidato certo. Se for o caso, você pode verificar os currículos internos da sua equipe e entrar em contato direto com o indivíduo.

6. Invista em ferramentas de automação

O trabalho para divulgar vagas de emprego tende a ser bastante complexo, o que pode dificultar um pouco o preenchimento de alguns cargos, principalmente aqueles mais especializados. Sendo assim, é importante que você o torne o mais rápido e eficiente possível. Uma forma de fazer isso é por meio da automação de processos.

Certas tarefas, como a segmentação de currículos e o envio de propostas de emprego, podem ser automatizadas com base em alguns critérios simples, como localidade, área de formação etc. 

Com novas ferramentas tecnológicas à sua disposição, você não deve ter dificuldades para automatizar parte do processo e acelerar a contratação do candidato ideal.

7. Use plataformas de recrutamento

Falando em ferramentas, as plataformas de recrutamento são praticamente indispensáveis para quem deseja otimizar esse processo. Nelas, diversos candidatos podem registrar seus currículos para avaliação, seja para uma vaga específica ou aguardando uma oportunidade em sua empresa. Se você atrair mais profissionais para essa base de dados, pode fazer buscas por currículos sem dificuldades.

Para que essa plataforma atenda às suas expectativas, você precisa da ajuda de empresas especializadas para implantá-la em seu negócio. 

A Reachr oferece uma solução de Job Board completa, tanto para divulgação interna quanto externa de vagas. Ela inclui todos os estágios do processo, desde a divulgação até o contato com o candidato.

Com tais dicas, divulgar vagas de emprego da sua empresa será um trabalho bem mais simples e eficiente. Lembre-se de investir em ferramentas e inciativas para melhorar seus resultados e atrair os candidatos certos. Nesse sentido, investir na construção da sua marca empregadora é um movimento importante para o bem-estar do negócio, especialmente a médio e longo prazo.

Isso porque a construção de uma reputação positiva da sua empresa, tanto para o público interno quanto externo, impacta significativamente no poder de atratividade do seu negócio. Se sua empresa for percebida como um  

Com melhores profissionais, há mais produtividade, melhores resultados e crescimento do negócio.

Se você quer mais ajuda com essa tarefa, entre em contato com a gente agora mesmo e veja como nossas soluções podem ser úteis.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário