Home Dicas Empresarial Análise de perfil comportamental: O que é e benefícios

Análise de perfil comportamental: O que é e benefícios

por Marcelo Braga
análise de perfil comportamental

Nos dias atuais, levar em consideração unicamente as habilidades técnicas no momento de realizar uma contratação é cometer um erro. A análise de perfil comportamental dos candidatos ajuda a tornar seu recrutamento muito mais assertivo, pois tem como objetivo encontrar o alinhamento entre os valores presentes na cultura organizacional da empresa com as características e perfil pessoal dos colaboradores.

Entender o perfil comportamental da sua equipe é importante para assegurar que haja uma boa harmonia e sintonia dentro do ambiente de trabalho, já que tais perfis são uma maneira de compreender e mapear atitudes humanas predominantes.

Assim, o alinhamento entre o perfil do candidato e o da empresa gera um impacto positivo no negócio. Resulta na formação de uma equipe mais engajada em suas funções, capazes de apresentar maior produtividade em seus postos e ainda adiciona valor à marca empregadora da empresa.

Nesse artigo vamos tratar sobre o que é a análise de perfil comportamental, quais são os principais perfis comportamentais e os benefícios de adotá-la na sua empresa.

O que é análise de perfil comportamental?

Resumidamente, a análise de perfil comportamental é uma série de perguntas que tem como objetivo principal identificar as preferências e predileções de um indivíduo e traduzir esses dados em uma análise das virtudes e fraquezas da pessoa frente a possíveis situações que poderá enfrentar ao exercer suas funções ou no ambiente de trabalho.

Importante levar em consideração que a análise de perfil comportamental não se trata de um teste de personalidade. Isso porque a análise está ligada com as características que o profissional irá agregar ao ambiente de trabalho – e se esses traços são os que a empresa está à procura.

Quais são os principais perfis comportamentais?

Todo indivíduo tem um perfil dominante na sua personalidade e são esses traços dominantes – além dos complementares aos principais, que chegam a mais de 500 perfis – que a análise de perfil comportamental busca identificar.

Em geral, existem quatro perfis comportamentais dominantes:

Comunicador:

O comunicador é um perfil de pessoa mais extrovertida, falante, ativa e com boa capacidade de adaptação a diferentes cenários.  São pessoas com grande capacidade de empatia, conseguem se comunicar de forma precisa, contam com um bom poder de síntese para manter-se fiel aos objetivos da mensagem e funcionam melhor trabalhando em conjunto.

Executores:

Os executores são líderes natos. Eles não têm medo de assumir riscos e enfrentar desafios, apostando na perseverança e determinação para vencê-los. Conseguem envolver uma equipe em torno de um único objetivo, bem como são focados em conquistar os melhores resultados, graças a um forte senso de competitividade.

Planejadores:

Toda vitória começa através de um bom planejamento. Em resumo, assim funciona o perfil de uma pessoa planejadora. Eles se sentem mais confortáveis em manter uma rotina e de seguir ordens e regras estabelecidas e são bastante disciplinados. Não agem de maneira impulsiva e costumam ser calmos e observadores. Geralmente estão associados a perfis de pessoas mais introvertidas.

Analistas

Muitas vezes esse perfil costuma ser o “pé no chão” nas rodas de discussão. São calmos e observadores, tal como os planejadores, mas têm um senso crítico bastante apurado e capaz de considerar diversos fatores para tomar uma decisão. Também são bem atentos aos detalhes e conseguem aliar essa capacidade com uma visão estratégica para trabalharem bem.

Benefícios da análise de perfil comportamental para sua empresa

Além de ajudar nos seus processos seletivos, existem muitas contribuições que a análise de perfil comportamental pode trazer à sua empresa. Ela beneficia não apenas os profissionais de recursos humanos, mas também todo o time de colaboradores e a produtividade da organização no geral.

1. Contratações e gestão de pessoas mais assertivas

É comum a gestão do RH se sentir perdida com comportamentos de um colaborador após contratá-lo. As entrevistas de emprego, apesar de importantes, muitas vezes não coletam de forma tão aprofundada as informações sobre tendências comportamentais de um candidato, o que pode gerar surpresas posteriores e que nem sempre são agradáveis.

Quando se associa essa técnica a análise de perfil comportamental, consegue-se um mapeamento mais detalhado e preciso, o que permite contratar com maior eficácia e alinhamento aos parâmetros da empresa.

Além disso, com esse conhecimento é possível desenvolver uma gestão de pessoas mais eficaz, que leva em conta as características e o perfil de seus colaboradores, sabendo quais são as melhores estratégias a serem utilizadas para engajá-los e mantê-los satisfeitos.

2. Realização de treinamentos mais eficazes e redução de custos

Com uma contratação mais eficaz e uma gestão eficiente, há a redução dos riscos de ter que arcar com demissões e novos processos seletivos. Assim, a análise de perfil comportamental ajuda também no orçamento financeiro das organizações.

Por sua vez, na hora de decidir quais treinamentos são necessários para a sua equipe, essa ferramenta pode contribuir para identificar quais habilidades e tendências comportamentais precisam ser aprimoradas e quais as melhores maneiras de se ensinar isso aos participantes.

Dessa forma, a empresa poupa até mesmo com os custos que seriam gerados pela aplicação de treinamentos ineficientes.

3. Valorização da diversidade dos colaboradores e aumento da produtividade

Nem sempre o melhor a se fazer é generalizar todos os colaboradores. Mesmo que os perfis estejam alinhados às vagas e equipes, cada pessoa tem comportamentos e características particulares, podendo ter diferentes formas de se comunicar, agir e aprender. Por isso, entender a melhor maneira de lidar com cada um é um diferencial importante. A análise de perfil comportamental também pode ajudar com isso.

Contudo, vale a pena chamar a atenção para o fato de que não estamos querendo dizer para dar atenção ou exaltar mais a uns do que outros. Um tratamento diferenciado adequado não deve favorecer nem prejudicar ninguém, mas sim entender que cada um tem sua subjetividade. Um colaborador pode ser mais reservado do que o outro, por exemplo, e isso deve ser respeitado e valorizado.

Quando todos se sentem reconhecidos e acolhidos em sua diversidade, amplia-se o nível de identificação com a empresa e de motivação. Isso, consequentemente, favorece a produtividade.

4. Redução do turnover:

Em muitos casos, altos índices de turnover ocorrem por incompatibilidade entre colaborador e função exercida. Assim, ser capaz de identificar o lugar ideal para cada membro da sua equipe é importante para reduzir a rotatividade. 

O investimento em testes de análise de perfil comportamental ajudará nessa missão, o que irá gerar ganhos em produtividade e redução de custos de contratação.

5. Mapeamento de lideranças

A análise de perfil comportamental possibilita saber como o profissional reagirá diante de diversos tipos de situações. 

Esse mapeamento fornecerá dados importantes no momento da avaliação dos colaboradores e torna possível também a identificação de futuras lideranças dentro da equipe.  

Desse modo, a empresa pode contratar e desenvolver melhor profissionais que estejam mais alinhados à cultura organizacional.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário